Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Forte Apache

Da Ilegalização na França da Negação do Genocídio dos Arménios às Mãos dos Turcos

Ricardo Vicente, 23.12.11

Não concordo com leis que tornem ilegal ou mesmo crime ter esta ou aquela opinião. Isto quando as opiniões podem ser discutidas, refutadas e, até, testadas com métodos científicos. E discordo ainda mais nos casos em que as opiniões não são falsificáveis (por exemplo, a religião). Dito isto, Erdogan e muitos turcos têm dificuldades em aceitar a sua própria História e isso é muito mau. E tendo dito isto, também me parece que o momento escolhido para esta iniciativa francesa é tudo menos inocente.

 

É interessante observar que à medida que a Turquia vai ganhando preponderância geográfica, política e militar alguns países da Europa vão tomando um maior número de medidas cuja consequência é alienar ainda mais a Turquia do convívio com a Europa. Esses países europeus parecem ter optado por fabricar um inimigo, quando poderiam há já muito tempo ter ganho um aliado fortíssimo. Triste velha Europa.

 

Também é triste comparar as políticas francesas (e alemãs) de apaziguamento em relação à Rússia com a atitude de humilhação e, quase, de acossamento dirigida à Turquia. Mais uma vez, países há que parecem demonstrar uma confusão muito grande na distribuição das simpatias internacionais. E, mais uma vez, é evidente que na União Europeia não existe qualquer homogeneidade quanto às amizades e inimizades com países de fora da União. Aí está o que já escrevi da outra vez: a economia não chega para uma união política.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Ricardo Vicente 24.12.2011

    Não, não é nesse nesse sentido. O que quero dizer com "não falsificável" é o seguinte. Em religião, é fácil encontrar ideias que nem pode ser provadas como verdadeiras nem sequer podem ser provadas como falsas (isto é, não são "falsificáveis"). Estou a aplicar o termo "falsificável" no sentido utilizado por Karl Popper.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 24.12.2011

    Ok, isso faz mais sentido. Fui pesquisar e se alguem tiver esta duvida pode aprofundar o que o Ricardo queria dizer com a falsificabilidade de Karl Popper aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Falsifiability
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.