Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Forte Apache

O Porto, sempre o Porto:

Fernando Moreira de Sá, 09.01.12

Sucede que a próxima candidatura à Câmara do Porto tem um picantezinho em relação a todas as anteriores: Rui Rio quer garantir que o seu sucessor não seja Luís Filipe Menezes. E, para isso, como se vai vendo, está disposto a fazer de tudo. Desconfio mesmo que, caso Menezes ganhe a corrida ao Porto, Rio imitará Pedro Abrunhosa: acorrentar-se-á à porta da Câmara e engolirá a chave do cadeado para impedir a entrada de Menezes nos Paços do Concelho.

 

 

Devo confessar que ri a bom rir com este naco de prosa de Paulo Ferreira no Jornal de Notícias. Só a imagem de Rui Rio a engolir a chave do cadeado mete medo!

 

Porém, na minha opinião, Paulo Ferreira está equivocado num ponto. Essencial, por sinal. A questão do candidato do PSD à Câmara Municipal do Porto depende de um simples factor: Luís Filipe Menezes quer ou não quer ser candidato? Sem qualquer juízo de valor da minha parte, apenas procurando ser claro e objectivo, a dúvida é essa. Se LFM avançar, não me parece que exista qualquer dúvida. A concelhia, a distrital e a nacional do PSD ficam sem margem de manobra. Estamos a falar de um antigo líder do partido, de um autarca que deixou uma marca profunda em Vila Nova de Gaia (o que era Gaia e o que ela é hoje) e de um candidato, pelo que se sabe, imbatível nas sondagens. Qual o motivo, quais as razões para negar a sua vontade? Por muito que custe a Rui Rio, aos seus apoiantes e a outros militantes/simpatizantes do PSD que, não gostando de Rui Rio, também não consideram LFM como o "seu" candidato, a verdade é uma: não me parece, friamente, que exista forma de o evitar.

 

E, se Menezes não quer? Ora, aqui está a verdadeira questão e dor de cabeça para o PSD. Nesse caso, os nomes que Ricardo Almeida, em entrevista ao mesmo jornal, avançou são óbvios: José Pedro Aguiar Branco, Marco António Costa, Rui Moreira e Paulo Rangel. O que falta saber é uma coisa muito simples: Luís Filipe Menezes quer ou não quer?

 

A sua decisão é fundamental para o futuro do PSD no Porto. Tendo em conta que o candidato do PS já está no terreno, é importante que LFM tome uma decisão com brevidade. Por um motivo simples, se a sua opção for negativa, o PSD Porto (concelhia e distrital) terá de fazer as suas escolhas e preparar as eleições com todo o cuidado e a devida antecedência. 

2 comentários

Comentar post