Segunda-feira, 11 de Junho de 2012
por Fernando Moreira de Sá

Terminou o Optimus Primavera Sounds. Altura para conclusões.

 

O programa das "Festas" prometia e na maior parte dos casos cumpriu. Grandes concertos: Yann Tiersen, Rufus Wainwright e Flaming Lips. Um ambiente, a todos os níveis, fantástico. Desde logo, o espaço. O Parque da Cidade do Porto é excelente para eventos e este não foi excepção. O público teve um comportamento exemplar procurando evitar, de todas as formas, o impacto no meio ambiente. A organização, pelo que me apercebi, esteve à altura. Um sublinhado surpreendente: o número de estrangeiros era, no mínimo, ela por ela - desconfio mesmo que estavam em maioria. Outra nota relevante: nem se deu pelos "seguranças", algo raro e que se aplaude.

 

A principal "queixa" que vi/li nas redes sociais foi o preço dos bilhetes. Não eram baratos? Não. Nem podiam: 60 bandas, quatro palcos, um espaço enorme (com todos os problemas/custos de segurança e logistica que tal implica). Contudo, foram em linha com os restantes festivais que se realizam em Portugal. Não quero nem vou entrar em polémicas mas...alguns que vi/li criticar os preços costumam ir ao futebol. Ora, quanto custa ver ao vivo quatro bons jogos de futebol? Provavelmente, um pouco mais, não? Também vi/li lamentos ao facto de ser num espaço público (mais uma vez colando à questão do preço dos bilhetes). Reina alguma demagogia e hipocrisia nalgumas almas. Quantos eventos são organizados por entes públicos, com dinheiros públicos, em espaços públicos e que obrigam a investimentos elevados com pouco ou nenhum retorno? Lembro-me de alguns festivais de música, de teatro, de dança, etc. O Optimus Primavera Sounds foi um investimento privado, com dinheiros privados e que teve, surpreendentemente (ou não), um retorno elevado para a hotelaria, a restauração e para o turismo do Porto e arredores.

 

Desde 1997 e o Imperial ao Vivo (Alfândega, Porto) que sou "cliente" de festivais de música. Desde Paredes de Coura passando pela Zambujeira e sem esquecer o Músicas do Mundo de Sines. Já assisti a grandes concertos e maiores desilusões nestes eventos. Contudo, confesso, nunca vi tantos estrangeiros, tantos turistas num festival de música em Portugal. Ainda por cima, mesmo ao pé de casa! Falo por mim, no geral, foi o melhor festival a que assisti até hoje. Pelo espaço, pelo cartaz, pelo público e pela forma como todos, dos oito aos oitenta, tiveram a oportunidade de usufruir de um grande evento. Só espero que para o ano se repita.

 

Esclarecimento: Não conheço os organizadores nem, infelizmente, são meus clientes. Não me devem nada nem eu lhes devo nada - a não ser um obrigado por terem escolhido o meu Porto para o evento.

 

Optimus Primavera Sound 2012 Porto from OSTV on Vimeo.

tags: ,

tiro de Fernando Moreira de Sá
tiro único | comentar | gosto pois!

14 comentários:
De jfd a 11 de Junho de 2012 às 16:52
Meu caro estava tentado a contrastar um post deste género com uma manif que aconteceu no Porto. Que comentários te sugere esta minha proposta.


De Fernando Moreira de Sá a 11 de Junho de 2012 às 18:46
Qual manif????


De jfd a 11 de Junho de 2012 às 18:58
Como não sei se é sarcasmo, pelo sim pelo não, fica aqui o link ... http://www.precariosinflexiveis.org /2012/06 manifestacao-no-porto-contra-exploracao.html

;)))


De Zé Manel a 12 de Junho de 2012 às 10:37
conheces o joão carvalho e o jó, que eu sei.


De Fernando Moreira de Sá a 12 de Junho de 2012 às 18:04
É pá, quem é o Jó??? e já agora, o João Carvalho? Só para eu saber quem são os gajos e, pior, se descubro que conhecia os gajos da organização, ainda pior, pois escusava de ter gasto o dinheiro nos bilhetes e sempre se pediam umas borlas.

Os amigos são para as ocasiões, não?



De Fernando Moreira de Sá a 12 de Junho de 2012 às 18:05
Já agora, curiosidade, quem és tu, Zé Manel????? Querem ver que também te conheço?



De Cobarde a 13 de Junho de 2012 às 10:14
não te enerves, que não é importante.
http://albergueespanhol.blogs.sapo.pt/484734.html
O João, é o João Carvalho. Zona VIP, Paredes de Coura.


De Fernando Moreira de Sá a 13 de Junho de 2012 às 23:07
ahhhhh e..???????????????????



De a 14 de Junho de 2012 às 10:37
E? E então aquele esclarecimento que está ali ao fim do post com letras pequeninas é (como é que eu hei-de dizer, hmmm...., escapa-se-me a palavra, hmmm, ahh, já sei) MENTIRA.
Abraço.


De Fernando Moreira de Sá a 14 de Junho de 2012 às 20:47
"portantos", a ver se percebi: o "Jó" (?????????) apresentou-me numa noite de concertos o "João Carvalho". Entre duas "rockalhadas" e meias de Alvarinho fiquei a conhecer o "Jó" e o "João Carvalho". Segundo o "Jó" somos todos uns amigalhaços e aqui o "je" é um tipo porreiro que arrisca fazer fretes a "amigos", mesmo sem saber bem quem são, mentindo com os dentes todos (aqui incluídos os que se perderam com o passar dos anos)....
Aproveito para propor a marcação de um café...não, de um cimbalino, com o "João Carvalho" e o "Jó" pois segundo a imprensa o Primavera vai repetir a dose no Porto em 2013 e eu, como quem não quer a coisa, aproveitava então estas grandes amizades para cravar já dois passes. Sempre poupava 200 euritos.

Caro "Jó"...desisto. E já dei bastante para o peditório dos anónimos....


De jfd a 14 de Junho de 2012 às 21:50
Mas houve manif ou não? LOL


De Fernando Moreira de Sá a 14 de Junho de 2012 às 22:59


De jfd a 14 de Junho de 2012 às 23:01
Epá tinha a piada em banho-maria à tanto tempo que já queimou tudo ;) Assunto encerrado!


De jfd a 12 de Junho de 2012 às 20:40
Então houve manif ou não? :P


comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds