Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Forte Apache

Optimus Primavera Sounds - Porto, 2012 - Conclusões:

Fernando Moreira de Sá, 11.06.12

Terminou o Optimus Primavera Sounds. Altura para conclusões.

 

O programa das "Festas" prometia e na maior parte dos casos cumpriu. Grandes concertos: Yann Tiersen, Rufus Wainwright e Flaming Lips. Um ambiente, a todos os níveis, fantástico. Desde logo, o espaço. O Parque da Cidade do Porto é excelente para eventos e este não foi excepção. O público teve um comportamento exemplar procurando evitar, de todas as formas, o impacto no meio ambiente. A organização, pelo que me apercebi, esteve à altura. Um sublinhado surpreendente: o número de estrangeiros era, no mínimo, ela por ela - desconfio mesmo que estavam em maioria. Outra nota relevante: nem se deu pelos "seguranças", algo raro e que se aplaude.

 

A principal "queixa" que vi/li nas redes sociais foi o preço dos bilhetes. Não eram baratos? Não. Nem podiam: 60 bandas, quatro palcos, um espaço enorme (com todos os problemas/custos de segurança e logistica que tal implica). Contudo, foram em linha com os restantes festivais que se realizam em Portugal. Não quero nem vou entrar em polémicas mas...alguns que vi/li criticar os preços costumam ir ao futebol. Ora, quanto custa ver ao vivo quatro bons jogos de futebol? Provavelmente, um pouco mais, não? Também vi/li lamentos ao facto de ser num espaço público (mais uma vez colando à questão do preço dos bilhetes). Reina alguma demagogia e hipocrisia nalgumas almas. Quantos eventos são organizados por entes públicos, com dinheiros públicos, em espaços públicos e que obrigam a investimentos elevados com pouco ou nenhum retorno? Lembro-me de alguns festivais de música, de teatro, de dança, etc. O Optimus Primavera Sounds foi um investimento privado, com dinheiros privados e que teve, surpreendentemente (ou não), um retorno elevado para a hotelaria, a restauração e para o turismo do Porto e arredores.

 

Desde 1997 e o Imperial ao Vivo (Alfândega, Porto) que sou "cliente" de festivais de música. Desde Paredes de Coura passando pela Zambujeira e sem esquecer o Músicas do Mundo de Sines. Já assisti a grandes concertos e maiores desilusões nestes eventos. Contudo, confesso, nunca vi tantos estrangeiros, tantos turistas num festival de música em Portugal. Ainda por cima, mesmo ao pé de casa! Falo por mim, no geral, foi o melhor festival a que assisti até hoje. Pelo espaço, pelo cartaz, pelo público e pela forma como todos, dos oito aos oitenta, tiveram a oportunidade de usufruir de um grande evento. Só espero que para o ano se repita.

 

Esclarecimento: Não conheço os organizadores nem, infelizmente, são meus clientes. Não me devem nada nem eu lhes devo nada - a não ser um obrigado por terem escolhido o meu Porto para o evento.

 

Optimus Primavera Sound 2012 Porto from OSTV on Vimeo.

14 comentários

Comentar post