Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Forte Apache

1910 vs. 2011

Ricardo Vicente, 05.10.11

É importante tornar o regime mais neutro em termos ideológicos. Não me refiro a coisas como, por exemplo, o endeusamento do socialismo patente na Constituição da República Portuguesa. Esse endeusamento, ainda que tenha razão de ser atendendo ao contexto histórico da CRP, é hoje completamente ridículo e ultrapassado. Mas é também irrelevante: daquelas palavras inscritas na Constituição já não vem mal nenhum ao mundo, nem bem, nem nada.

 

Igualmente irrelevante é a questão da forma de Estado, república ou monarquia. Não se trata apenas de um debate já esgotado em que os argumentos são sempre os mesmos, tal como aponta João Gomes de Almeida neste post. É a própria essencialidade do assunto que já não é significativa.

 

O que é significativo para a vida das pessoas é a presença de "ideologias de Estado" em áreas, essas sim, verdadeiramente importantes. Por exemplo, a educação.

 

Gostaria pois que o Cinco de Outubro de Dois Mil e Onze não fosse mais uma perda de tempo em fantochadas pró-república ou pró-monarquia mas sim um dia para debater o seguinte: não seria bom tornar o ensino público mais neutro? E, para tal objectivo, não seria importante aumentar a liberdade efectiva das pessoas escolherem a escola dos filhos? Liberdade de ensinar e de aprender: aí está uma coisa verdadeiramente útil que pode ser debatida num dia que se quer relevante.

 

Seria pois desejável que o país se deixasse de irrelevâncias e pensasse em coisas sérias. Por exemplo, na liberdade educativa.

2 comentários

Comentar post