Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Forte Apache

Remodelação? Não parece.....

Francisco Castelo Branco, 31.10.12

Agora que o OE para o próximo ano vai ser entregue, contam-se os dias para saber quando o governo vai fazer a tão desejada remodelação. No próximo ano o governo tem dois grandes desafios pela frente. O primeiro será recuperar, ainda que timidamente, a economia e mostrar os primeiros resultados positivos da sua política económica e financeira. Sob escrutínio estará Passos Coelho mas também Vitor Gaspar, já que este OE tem muito o dedo do actual Ministro das Finanças. O segundo desafio do governo serão as eleições autárquicas. E estas poderão correr mal ou bem conforme a situação económica de Portugal. No entanto, ganhar as autárquicas poderá não significar ter o maior número de câmaras ou mais votos, até porque o PS não está com grande força. Para o Governo, vencer as eleições locais será eleger Menezes no Porto e reeleger alguns autarcas que presidem à maiores câmaras do país. 

A remodelação será necessária e urgente caso estes dois objectivos do governo falhem. No entanto, se este OE não for eficaz, pode cair o governo todo. Para ganhar um novo fòlego, Passos Coelho tem de enfrentar os dois ultimos anos da sua governação com novo ânimo e novos ministros, até porque se as coisas correrem bem, o povo dar-lhe-à um novo voto de confiança. Apesar da remodelação ser pedida e comentada por todos, Passos Coelho não parece ser PM para mudar de caras facilmente. E a ter que substituir alguns dos seus ministros, terá de abdicar de algum dos seus braços direitos. Ora, se sair algum dos ministros mais próximos de Passos Coelho; Relvas e Gaspar, o PM vai-se sentir mais frágil. Tanto Relvas como Gaspar são fundamentais neste executivo. Além do mais, Passos Coelho veio a público defender o seu ministro dos assuntos parlamentares em várias questões. Demitir Relvas não seria um erro em termos estratégicos? Quanto a Gaspar já sabemos que tem liberdade para fazer o que quiser às contas do país....

Esta questão da remodelação não é fácil, já que em causa estão os principais ministros que suportam e controlam este governo, bem como a manter o CDS calmo e obediente. 

Acredito que Passos Coelho vai a jogo com estes até ao fim. Seja em 2015 ou antes....