Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Forte Apache

O melhor clube português

José Aguiar, 11.10.11

 

O ACP será o maior em número de sócios; o Benfica o que move mais multidões; o Porto o que ganha sempre e o Sporting o eterno quase (não dou mais exemplos de bola porque falta-me vertente desportiva). Já o Turf, sendo o menos conhecido, é seguramente o mais exclusivo dos clubes portugueses onde os costados se cruzam com as varonias e os viscondados prévios com o juro e herdade; Mas o Clube 1500, sem dúvidas, é mesmo o melhor. Este Lagar dos Sócios 2003, bebido na passada sexta-feira em casa do meu tio P., estava absolutamente irrepreensível e eu, em plena zona do Dão, parecia que tinha todo o Douro dentro do copo. Com a Serra da Estrela em pano de fundo, eram os socalcos do douro vinhateiro que me entravam pelos olhos dentro.

 

No nariz, um perfume ligeiramente floral cortava aromas de terra molhada. Na boca, este Lagar dos Sócios revelou-se esplendoroso, quase mastigável, com um final prolongado e carnudo. Este vinho, não sendo feminino, mostrou-se equilibrado e sedutor, prontíssimo para consumo agora e durante mais um bom par de anos, e foi parelha digníssima de uma soberba feijoca com carne de vaca e enchidos da região. Teria sido perfeito com caça (caro tio P., para quando um sanglier?). O tempo – como sabe quem andou pelas Beiras no passado fim-de-semana – pedia tinto fresco e aperitivos leves, mas um homem tem que comer e de frugalidades não reza a história. Assim, para terminar em beleza, a minha tia T. queimou elle même um leite creme de sua autoria que foi o pretexto perfeito para virar dois cálices de um Porto vindimado ainda o Dr. Salazar leccionava em Coimbra.

 

 

Para o Porto faltam-me sabedoria e adjectivos, mas foi seguramente o melhor tawny que alguma vez bebi. Na passeata pós-repasto apanharam-se bravos de Esmolfe, vilipendiou-se a classe política e fez-se uma boa digestão. À noite, sonhei tornar-me o  sócio 1501 do melhor clube português.

2 comentários

Comentar post