Quinta-feira, 20 de Junho de 2013
por Francisco Castelo Branco
A candidatura de Fernando Seara à Câmara Municipal de Lisboa foi chumbada. No entanto, o autarca de Sintra vai recorrer para o TC e quem sabe ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Não entendo como é que não se procurou alterar a lei em tempo útil para que não houvesse diferentes interpretações para casos semelhantes. 

Sem Seara na corrida, o PS tem a porta da CML escancarada. O chumbo da candidatura de Seara à CML é a primeira derrota de Passos Coelho nas autárquicas e ainda nem sequer começou a campanha. Em tempo útil, o líder do PSD e as estruturas da capital deveriam ter escolhido um sucessor para Seara quando este problema se colocou, já que todos conhecem a lentidão da justiça em Portugal. O candidato do PSD/CDS a Lisboa tem pouco mais de três meses para convencer os eleitores que é o melhor para liderar a maior câmara do país mas também que António Costa, para além de ser um mau autarca, está a usar a CML para dar o salto para o Largo do Rato. Em quase 90 dias é muito difícil mudar o sentido de voto a favor de quem corre por fora. Toda e qualquer solução estará ensombrada pela decisão do TC mas também pela figura do actual autarca de Sintra. Fernando Seara deveria aceitar a derrota e não causar mais embaraço ao seu partido, já que quem vai ter que justificar a derrota é o PSD e não o próprio. 

Não haverá tempo para Seara fazer campanha mesmo que o TC lhe dê razão e é pouco provável que o substituto consiga dar a Passos Coelho uma vitória que ele tanto necessita. 


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (1) | gosto pois!

Sexta-feira, 10 de Maio de 2013
por Francisco Castelo Branco

Amanhã o país vai estar ligado à televisão a ver o clássico FCP-Benfica. O jogo do título desta vez decide-se no Dragão e não na Luz como nos últimos dois anos. Os protagonistas de um lado e de outro são quase os mesmos. O árbitro do jogo é Pedro Proença, tal como no jogo do famoso fora de jogo de Maicon. Pelo terceira vez Proença vai apitar um FCP-SLB decisivo para as contas do campeonato. Quem não se lembra do penalty marcado contra o Benfica após Lisandro se ter atirado para a piscina. Não vale a pena recordar o golo que deu a reviravolta no campeonato a favor dos azuis e brancos. Não se coloca em causa a competência de Proença, até porque o melhor árbitro português vem de uma final da champions e da final do Euro 2012, e para supervisionar o jogo mais importante do campeonato, é necessário o melhor árbitro. No entanto, há que ter em conta o passado deste juiz no histórico destes jogos, além da sua preferência clubística que o tem impedido de fazer juízos imparciais. A nomeação de Proença é uma afronta ao Benfica que entra em campo condicionado. Não em termos de jogo mas psicologicamente. O que se espera do jogo de amanhã é uma arbitragem isenta e limpa e que no fim ganhe o melhor, haja ou não campeão no fim do jogo. A verdade é que vai ser um desafio bem ríjinho e cheio de casos.

 

P.S - Este é o meu post de despedida. Agradeço ao Rodrigo e ao Pedro a oportunidade. Irei dedicar o meu tempo ao OLHAR DIREITO. 


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (1) | gosto pois!

Quarta-feira, 24 de Abril de 2013
por Francisco Castelo Branco

Se há muitos programas televisivos para entreter a malta ao domingo à noite em que participam pessoas famosas, deveria haver um chamado "Prisão para famosos". Neste concurso entravam em jogo aqueles famosos que por uma razão ou outra nunca chegaram a estar por detrás das grades. Tenho a certeza que bateria recordes de audiências.


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | gosto pois!

Quinta-feira, 21 de Março de 2013
por Francisco Castelo Branco

O anunciado regresso de Sócrates à vida política só tem um propósito: o Palácio de Belém. Na minha opinião, o ex-PM não se submetia a ser comentador senão tivesse uma ambição muito grande de ser Presidente da República. O timing e a forma são perfeitos, embore eu considere que os portugueses ainda não se esqueceram da porcaria que ele fez. Mas com o tempo......


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | gosto pois!

Terça-feira, 19 de Março de 2013
por Francisco Castelo Branco
A 7ª avaliação da troika trouxe uma importante novidade: a reforma da administração pública vai começar a ser feita. Finalmente!


Numa primeira fase o governo quer despedir administrativos, técnicos e auxiliares que abundam pela máquina do Estado e muitos deles estão sem fazer nada e a receber salários, subsídios e pensões sem justificação. É preciso fazer uma análise justa e antes de bater no governo perguntar quem é que meteu pessoas a mais na administração pública.


Na segunda fase serão os directores e presidentes que a ter guia de marcha. Normalmente um cargo destes exige responsabilidade e competência. Na maioria dos casos não há nem nenhuma destas duas qualidades necessárias para dirigir um serviço público. Viver e comer à custa do Estado não é uma qualidade, no entanto há muitos que desejam seguir este tipo de vida. 


Por fim, os institutos e associações públicas que não são necessárias têm de acabar, porque se os primeiros e segundos acima identificados têm "emprego" garantido para o resto da vida, é porque se permitiu durante anos a constituição de centros de emprego no sector do Estado. 


A razia que vai começar a ser feita é importante para colocar a casa na ordem. Que não se goste deste governo e lhe chamem de Neoliberal tudo bem, contudo não pode haver nenhum cidadão que concorde com o actual estado da nossa Administração Pública. 


Acabo com uma sugestão ao governo, para que estenda os horários dos serviços públicos em Portugal, a bem da produtividade do sector privado que tanto necessita de eficiência e organização da AP. 


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | gosto pois!

Sexta-feira, 8 de Março de 2013
por Francisco Castelo Branco

Aquando da morte de Jaime Neves, a esquerda radical não prestou a devida homenagem republicana ao ter votado contra o voto de pesar aprovado pela maioria mas também pelo PS. Hoje o Parlamento aprovou quatro votos de pesar pela morte de Hugo Chavez. Ao contrário do que sucedeu com um dirigente que lutou contra o comunismo, a esquerda radical não teve dificuldades em homenagear um comunista. A falta de ética e sentido republicano por parte do PCP e BE é gritante e demonstra bem que estes dois partidos não respeitam as regras democráticas. A Direita tem de ensinar a Esquerda a fazer política e mostrar sentido de Estado e estatura. Enquanto que a Direita alinha pela cordialidade, respeito independentemente da cor política, a Esquerda continua ligada a um passado que ainda deixa marcas. Marcas que são reflectidas nas atitudes tomadas e nem num simples gesto de pesar conseguem separar as ideologias. É por estas atitudes que tanto PCP como BE nunca irão ter votações relevantes e muito menos serão soluções governativas. Enquanto o primeiro se arrasta há 30 anos com o mesmo discurso, o segundo está perdido numa liderança bicéfala que nem os fundadores aceitam. Porquanto se fala muito em liberalismo, capitalismo selvagem e outros itens, são estas pequenas tomadas de posição que describilizam uns mas credibilizam outros. 


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (3) | gosto pois!

Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2013
por Francisco Castelo Branco

Fico estupefacto com esta atitude por parte dos partidos da esquerda radical. Eu não entendo como é que 40 anos depois do 25 de Abril ainda não se enterrou o passado. Se PCP, BE, PEV são partidos democráticos deviam agir com respeito perante aqueles que ajudaram a construir o regime em que vivemos. Custa-me aceitar que politicos com responsabilidades parlamentar e que têm de se sujeitar ao escrutínio populalar tenham este tipo de comportamento. Ao menos sejam coerentes e abandonem de vez o jogo parlamentar, cingindo a sua acção política às manifestações e greves. 


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (5) | gosto pois!

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2013
por Francisco Castelo Branco

Garrett Mcnamara voltou à Praia da Nazaré onde voltou a surfar mais uma onda gigante. O norte-americano é já uma presença assídua no nosso país e pelo que tem feito em favor do turismo, acho que deveria ser condecorado pelo Presidente da República. 

tags: ,

tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (4) | gosto pois!

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013
por Francisco Castelo Branco

António Costa garante que vai ao congresso. A reunião magna não está marcada mas o actual Presidente da Câmara de Lisboa já disse que vai estar presente. Na qualidade de Presidente da maior Câmara do pais ou como futuro candidato a secretário-geral do PS? E o que pensa o actual secretário-geral do PS de uma eventual recandidatura de António Costa a Lisboa? Dará o seu apoio?

Seguro já não tem margem para fugir à realidade. Se conseguir vencer os adversários internos pode ser que ainda tenha uma esperança de vir a ser Primeiro-Ministro, no entanto eu duvido porque a cama há muito que está feita. 


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (1) | gosto pois!

Terça-feira, 22 de Janeiro de 2013
por Francisco Castelo Branco

Neste mês de Janeiro muitos clubes aproveitam para equilibrar as suas equipas com novos jogadores. Ao contrário do que acontece no defeso normal, é neste período que se efecutam as transferências mais caras e surpreendentes.

Será também neste mês de Janeiro que Portugal vai regressar aos mercados. Não o futebolístico, mas o financeiro. Parece que Portugal está de volta e com mais força........

E antes do previsto!


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | gosto pois!

Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2013
por Francisco Castelo Branco


Caro Fernando, isto teve quase para acontecer. 


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (8) | gosto pois!

Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2013
por Francisco Castelo Branco

O país ficou chocado e perplexo com o pacote de corte na despesa apresentado pelo FMI durante esta semana. Este pacote não é mais do que medidas de austeridade adicionais disfarçadas sobre cortes na despesa que vão afectar sobretudo os funcionários públicos, no entanto convêm perguntar onde é que se coloca estas pessoas que vão para o desemprego...mais despesa por causa dos subsídios?

 

O governo foi o unico que reagiu bem às recomendações. Como era de esperar a oposição saiu a terreno pedir eleições, o CDS está contra mas só o diz pelos jornais e enquanto isto o PR continua em silêncio, mas isso não é novidade para quem leu a última entrevista de Cavaco ao Expresso. O FMI sugeriu, o Presidente do Parlamento Europeu contra atacou a instituição internacional. Schulz é social democrata e alemão pelo que sabe do que está a falar. Estas dúvidas de alguém que está bem documentado sobre a situação económica portuguesa e não só mostra o desnorte em que se encontram os líderes mundiais que não sabem o que estão a fazer em relação à Grécia e Portugal. Ora isto não é admissível quando todos os dias vão pessoas para o desemprego e empresas estão à beira da falência.

 

Já por diversas vezes mostrei a minha relutância sobre a receita a aplicar, o problema é que por cada novo pacote apresentado (quando será o ultimo?), há sempre contradições em relação ao discurso optimista que as próprias instituições internacionais fazem do esforço português.


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | gosto pois!

Terça-feira, 18 de Dezembro de 2012
por Francisco Castelo Branco

Não sou um admirador de Relvas e acho que o Ministro já há muito se devia ter demitido. No entanto, considero inaceitável esta campanha contra o braço direito de Passos Coelho. Em momento algum a oposição tem o direito de colocar em causa a honorabilidade de quem quer que seja. Isto vale para todas as oposições mas também para todos os governos. No entanto, quem quer conquistar o poder tem sempre uma ajudinha da comunicação social. É pena que a nossa politica seja assim. 


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (1) | gosto pois!

Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2012
por Francisco Castelo Branco

Caro Primeiro Ministro,

Tenho 27 anos e desde que acompanho a política só me lembro de cinco Primeiro-Ministros. Vi Guterres e  Durão a fugir do país após situações financeira complicadas para Portugal. O primeiro demitiu-se porque perdeu as autárquicas e não mais se recandidatou, o segundo aproveitou a euforia do Europeu 2004 para sair sem ser notado. De Santana Lopes não tenho grande memória porque o tenho que ele esteve no poder não foi o suficiente para tirar conclusões, no entanto não mais me vou esquecer daquele discurso da tomada de posse. Um verdadeiro desastre.
Finalmente acompanhei o consulado Socrates. Confesso que estava expectante em relação ao seu mandato. Nunca imaginei que conseguisse ficar 6 anos no poder e vencer por duas vezes as eleições. A forma como triturou os líderes do PSD, até chegar ao confronto consigo, foi notável. Agora tenho acompanhado a sua liderança e quero dizer que noto diferenças muito importantes se compararmos com os quatro anos que enunciei.
Ao contrário do que muitos dizem, não acredito que o senhor seja um mentiroso. Aquilo que se diz em campanha eleitoral não poder servir para definir um rumo do país. Eu percebo que muitos fiquem chateados porque o senhor disse que não ia aumentar os impostos. No entanto, não acho que tenha faltado à verdade nesse aspecto. Não é importante aquilo que se diz em campanha eleitoral, já que estar no governo é outra música. Sou daqueles que não concorda com o brutal aumento dos impostos, contudo acredito que se trata de uma medida passageira e que em breve os impostos vão baixar de forma significativa. Espero que faça um corte substancial da despesa para que seja proibido cometer os excessos do passado. Ou seja, estou com esperança que este corte seja mais para mudar mentalidades do que acabar com o Estado Social. Esta matéria daria pano para mangas, mas o problema é que não tenho espaço para falar dela nesta carta, pelo que ficará para mais tarde.
Digo-lhe já que gosto de duas qualidades que o senhor tem demonstrado. São elas a coragem e a coerência. Começamos pelo fim, a coerência. Ao contrário do que sucedia com o seu antecessor, o senhor não hoje uma coisa e outra amanhã. Felizmente o senhor tem alertado que se trata de um caminho díficil e que vai ser duro. É de louvar a sua honestidade pessoal e política, coisa rara nos dias que correm. Isto leva-me à coragem. Ao ter aceite conduzir o país nestas circunstâncias, sabendo de antemão que não vai ser pêra doce, o senhor Primeiro-Ministro está a dar a cara e isso é uma qualidade que poucos políticos têm. Pior do que ter políticas erradas é esconder o problema, e isso nunca fez parte do discurso, por isso é que o aplaudo. Outros estariam a pintar o país de cor-de-rosa. Neste aspecto, dou razão também a Manuela Ferreira Leite aquando das eleições em 2009, mas o país preferiu continuar a viver acima das possibilidades.
Também sou liberal e a favor de um Estado mínimo e  mais iniciativa privada, sobretudo em áreas que o Estado não tem necessidade de gastar dinheiro, porque os privados podem assegurar uma melhor gestão e contribuir também de outra forma para a qualidade dos serviços com algum investimento. Por isto é que não percebo aquela lenga lenga que o Estado tem de assegurar quase tudo aos seus cidadãos. Neste aspecto, incluo duas questões: a cultura e o serviço público de televisão e rádio. Ora, quanto mais investimento privado houver, melhor será a qualidade dos serviços. Sou completamente contra a manutenção de serviços no Estado que dão prejuízo. Um serviço que só dá prejuízo deve ser alvo de cortes de maneira a garantir um funcionamento equilibrado. Até para garantir aos cidadãos um serviço de qualidade. Tudo se resume a uma palavra: se não funciona é para cortar. Em relação à Educação e Saúde tenho dois pontos de vista. Na Saúde o Estado devia contribuir com participação superior a 50% com incidência especial nos mais carenciados e idosos. No que toca à educação, as autarquias deveriam ter um papel mais interventivo e fiscalizador de forma. Sei que mexer nestas duas áreas vai gerar muita indignação, no entanto indignado estou eu que não quero contribuir para uma saúde e educação sem controlo de gastos, bem como noutras áreas que depende da intervenção do Estado. Saúdo o seu trabalho por estar a fazer um corte radical com o passado. Com alguns vícios que duram neste país há quase 20 anos. E aqui culpo tanto o PSD como PS, porque foram estes partidos que estiveram no Governo e levaram o país a esta bancarrota. Tal como eu, há muitos portugueses que estão consigo, apesar dos inúmeros protestos. As pessoas estão fartas das mesmas práticas, dos mesmos círculos e de passar a vida a pagar impostos ao Estado para que este meta o nariz onde num país civilizado não era chamado.
Conte com o meu apoio para ultrapassar esta fase e mandar a troika embora de Portugal. Se os indicadores estiverem correctos e começarmos a crescer em 2014, é certo que em 2015 a vitória está assegurada, até porque o PS com António José Seguro não vai a lado nenhum. No entanto não queria acabar esta carta sem lhe colocar duas perguntas: 
Vai escolher um bom candidato para Lisboa ou deixará ganhar António Costa na capital para que este não lhe venha a fazer sombra nas próximas eleições legislativas? 
Se conseguirmos mandar a troika embora e as eleições de 2015 forem livres, vai querer continuar o apoio do CDS?


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (2) | gosto pois!

Quinta-feira, 29 de Novembro de 2012
por Francisco Castelo Branco

Passos Coelho afirmou que Vitor Gaspar é o número 2, tendo relegado Paulo Portas para o último lugar do pódio. Mas onde é que fica Relvas?


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (4) | gosto pois!

Quarta-feira, 28 de Novembro de 2012
por Francisco Castelo Branco

Concordo inteiramente com o Fernando. Resta saber se João Almeida falou em nome próprio, da bancada parlamentar do CDS, do CDS ou de Paulo Portas. Não é ele o provável sucessor do líder?


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | gosto pois!

Terça-feira, 27 de Novembro de 2012
por Francisco Castelo Branco

Alguém sabe explicar porque razão Arménio Carlos vai convocar duas manifestações para o mês do Natal, em que todos estamos mortinhos para estar reunido com a família? Ou o secretário geral da CGTP quer um presente ou anda à procura de alguém para passar a consoada.....


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (2) | gosto pois!

Quinta-feira, 22 de Novembro de 2012
por Francisco Castelo Branco

Esta decisão é uma excelente notícia que aplaudo. É com estes passos que se caminha para a transparência democrática europeia. Finalmente as eleições europeias deixarão de ser um desinteresse total para os cidadãos europeus e quem for eleito terá uma responsabilidade maior. Com isto evita-se que apareçam mais Merkels.....


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (1) | gosto pois!

Sexta-feira, 9 de Novembro de 2012
por Francisco Castelo Branco

Passos Coelho vai receber Merkel no Forte de São Julião da Barra. Lembram-se quem andou por lá também? Foi o Kadhafi.....................


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | gosto pois!

Quarta-feira, 31 de Outubro de 2012
por Francisco Castelo Branco

Agora que o OE para o próximo ano vai ser entregue, contam-se os dias para saber quando o governo vai fazer a tão desejada remodelação. No próximo ano o governo tem dois grandes desafios pela frente. O primeiro será recuperar, ainda que timidamente, a economia e mostrar os primeiros resultados positivos da sua política económica e financeira. Sob escrutínio estará Passos Coelho mas também Vitor Gaspar, já que este OE tem muito o dedo do actual Ministro das Finanças. O segundo desafio do governo serão as eleições autárquicas. E estas poderão correr mal ou bem conforme a situação económica de Portugal. No entanto, ganhar as autárquicas poderá não significar ter o maior número de câmaras ou mais votos, até porque o PS não está com grande força. Para o Governo, vencer as eleições locais será eleger Menezes no Porto e reeleger alguns autarcas que presidem à maiores câmaras do país. 

A remodelação será necessária e urgente caso estes dois objectivos do governo falhem. No entanto, se este OE não for eficaz, pode cair o governo todo. Para ganhar um novo fòlego, Passos Coelho tem de enfrentar os dois ultimos anos da sua governação com novo ânimo e novos ministros, até porque se as coisas correrem bem, o povo dar-lhe-à um novo voto de confiança. Apesar da remodelação ser pedida e comentada por todos, Passos Coelho não parece ser PM para mudar de caras facilmente. E a ter que substituir alguns dos seus ministros, terá de abdicar de algum dos seus braços direitos. Ora, se sair algum dos ministros mais próximos de Passos Coelho; Relvas e Gaspar, o PM vai-se sentir mais frágil. Tanto Relvas como Gaspar são fundamentais neste executivo. Além do mais, Passos Coelho veio a público defender o seu ministro dos assuntos parlamentares em várias questões. Demitir Relvas não seria um erro em termos estratégicos? Quanto a Gaspar já sabemos que tem liberdade para fazer o que quiser às contas do país....

Esta questão da remodelação não é fácil, já que em causa estão os principais ministros que suportam e controlam este governo, bem como a manter o CDS calmo e obediente. 

Acredito que Passos Coelho vai a jogo com estes até ao fim. Seja em 2015 ou antes....


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | gosto pois!

Terça-feira, 23 de Outubro de 2012
por Francisco Castelo Branco


O problema do défice é por causa disto.


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (1) | gosto pois!

Quarta-feira, 10 de Outubro de 2012
por Francisco Castelo Branco

O líder do PS está cada vez mais na corda bamba e nenhuma proposta lhe sai bem. Seguro vem defender a redução de deputados, numa altura em que o país discute o Orçamento de Estado. Ora, o secretário geral socialista fazia melhor se apresentasse alternativas às medidas do governo e que ajudasse a resolver os problemas do défice, porque foi também para isso que assinou o memorando da troika. 

Estar nesta altura preocupado com o corte de deputados não me parece de bom senso. Além do mais, ao propôr esta medida está a abrir as portas a uma revisão constitucional desejada pelo PSD. Seguro está a dar a possibilidade ao PSD de "alterar" a Constituição à sua medida. 

Enquanto que António Costa avança no terreno fazendo ouvir a sua voz, Seguro está cada vez mais perdido ao tentar inovar em cada proposta que faz. 


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (1) | gosto pois!

Sexta-feira, 5 de Outubro de 2012
por Francisco Castelo Branco
Ontem estava a falar com um amigo meu. Falámos de tudo e mais alguma coisa.
No fim, ao pagar o café, ele virou-se e disse "lá vai mais uns trocos para o Ministro das Finanças."
E eu logo pensei:"Bem, o Ministro das Finanças deve ser o homem mais detestado do país". 
Não me refiro a este Ministro das Finanças em particular, mas à figura em si. De facto, ele é sem duvida o alvo de "ódio" por parte de todos os portugueses, na hora de pagar impostos e quando há despedimentos.

O Ministro das Finanças é a unica figura consensual que os portugueses escolhiam para expulsar do país. Se estivesse na Casa dos Segredos, quem expulsava? Era o Ministro das Finanças...

Era dificil governar um país sem um Ministro das Finanças, pois sem ele não seria possivel ter as contas equilibradas, os impostos para se poder pagar auto-estradas, hospitais, estádios de futebol...

Todos se queixem diariamente desta personagem, da mais pequena criança ao idoso.

Que fazer? Eliminá-lo? Também têm pesadelos com o Ministro das Finanças? Ele é uma espécie de Drácula dos Impostos.....


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (1) | gosto pois!

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2012
por Francisco Castelo Branco

Uma das qualidades que mais admiro em Passos Coelho é a sua honestidade. Tanto a nível pessoal como político. Às vezes é dificil despir o fato de Primeiro-Ministro e não mostrar o homem por detrás do político. No entanto, este PM tem revelado enorme autenticidade. Isso tem a ver não só com as suas origens mas sobretudo com o facto de acreditar em valores e princípios. O facto de o Governo estar a ir para além da troika pode ser perigoso, visto que ainda vivemos num país onde os brandos costumes socialistas perduram. 

Ao contrário do que acontecia com Socrates, Passos Coelho não tem uma atitude arrogante. É bom que se bata pelo que é melhor para o país, mas é igualmente importante que oiça os vários sectores da sociedade. Esta frase proferida no debate quinzenal de hoje é a prova que Passos Coelho está aberto ao diálogo. Penso mesmo que esta questão da TSU será resolvida em concertação social e de modo a proteger aqueles que têm menos rendimentos. Apesar de algumas medidas excessivas, é verdade que o Governo tem adoptado uma postura de preocupação relativamente aos mais fracos. O problema é que muitas iniciativas passam ao lado e não são sequer notícia. Por exemplo, não me lembro da esquerda ter dito uma palavra que fosse sobre os impostos sobre os grandes rendimentos e bens de luxo.


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (11) | gosto pois!

Terça-feira, 11 de Setembro de 2012
por Francisco Castelo Branco

A notícia é boa e em sentido contrário do anúncio feito por Passos Coelho há 5 dias. Eu não digo que o Ministro das Finanças só traz boas notícias?

Com esta folga, Portugal pode continuar o seu caminho. Para já, estamos livres de mais austeridade no OE para 2013, e este ano extra vai possibilitar reequilibrar as contas em termos fiscais. Isto é, vai ser possível angariar as receitas necessárias para equilibrar o défice. Ao perdoar o nosso défice, a troika está a dar um voto de confiança às politicas governamentais. 


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (3) | gosto pois!

Segunda-feira, 3 de Setembro de 2012
por Francisco Castelo Branco

Depois dos discursos de reentré de ontem, todos aguardamos o que a troika tem para nos dizer após a 5ª avaliação do programa de assistência financeira. O défice de 6,9% deu uma pequena vitória a António José Seguro. É por isso de esperar que Pedro Passos Coelho esteja a fazer figas,   esperando boas notícias. Quem ri por último ri melhor.....

tags:

tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (2) | gosto pois!

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2012
por Francisco Castelo Branco


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | gosto pois!

Segunda-feira, 30 de Julho de 2012
por Francisco Castelo Branco

Neste dois dias de Jogos Olímpicos, estamos a assistir a um crescimento por parte dos atletas chineses. As quatro medalhas de ouro conquistadas na Natação são um sinal claro da sua evolução. Após muitos anos a lutar isoladamente pelo primeiro lugar, os Estados Unidos têm agora um rival à altura. Tendo conseguido vencer os americanos em Pequim 2008 nas medalhas de ouro conquistadas, os chineses querem tornar-se numa potência a nível desportivo. Com esta luta a dois, os Jogos ganham outro interesse. No entanto, as expectativas chinesas podem sair frustradas quando começarem as provas de atletismo. Veremos o que acontece, mas neste momento a China leva uma boa vantagem nas medalhas de ouro.


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | gosto pois!

Segunda-feira, 9 de Julho de 2012
por Francisco Castelo Branco

Miguel Pinheiro escreveu uma excelente biografia do antigo Presidente do PSD. Para além de ser uma biografia pessoal, o autor evoca também todas as peripécias do período revolucionário. 

Esta biografia de Francisco Sá Carneiro é uma oportunidade para conhecer um homem que lutou pela liberdade, mas acima de tudo, apostou no desenvolvimento económico e social do país. 

Nesta obra descobrimos o lado pessoal do fundador do PSD. Autoritário, conservador, teimoso mas igualmente convicto das suas ideias. Apesar das peripécias da revolução Sá Carneiro nunca mudou a maneira de ser, especialmente dentro de casa. Não se pode considerar que a sua vida tenha sido fácil. Os constantes problemas de saúde não o deixavam cem por cento disponível para a política e ainda por cima teve que lidar com a questão do seu divórcio numa altura de campanha eleitoral, o que poderia pôr fim à sua carreira política.

No que toca ao aspecto político, as qualidades mantêm-se. Rigoroso e convicto do caminho a seguir, tendo sido sempre o principal rosto contra o MFA e o general Ramalho Eanos durante o período 1976-80. 

Este livro tem bastantes curiosidades. Por exemplo, ficamos a saber as circunstâncias em que José Sócrates, Paulo Portas, Sousa Franco, Guilherme d´Oliveira Martins e Pedro Santana Lopes participaram na vida partidária do PSD. No entanto, só o último se manteve fiel ao seu partido, tendo os restantes seguido outras paragens ideológicas, como sabemos.

Ficamos indignados com o modo como Sá Carneiro morreu. Miguel Pinheiro fornece aos leitores algumas pistas em relação à tese de atentado.

 

nota: post corrigido. As desculpas pelo lapso na primeira designação da obra.


tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (4) | gosto pois!

Quinta-feira, 5 de Julho de 2012
por Francisco Castelo Branco

A questão da licenciatura de Relvas, tem duas vertentes: a vertente política e outra relacionada com o ensino. Tem a ver com falta de reconhecimento de Universidades privadas como a Independente, Lusófona, Lusíada ou Autónoma, seja qual o curso que está em causa. Quem fica a perder com estas histórias surgidas do nada, são aquelas entidades que continuam a fazer um esforço tremendo para competirem com as Universidades mais prestigiadas.

Se aquelas quatro já tinham o rótulo de "cursos pagos", as notícias reveladas ajudam ao descrédito do ensino que por lá se faz. E dá a ideia que quem frequenta estes estabelecimentos de ensino no fundo quer é fazer carreira política.

tags:

tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | ver comentários (4) | gosto pois!


Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds