Segunda-feira, 8 de Abril de 2013
por João Espinho

 

Foi a melhor e mais eficiente comunicação de Passos Coelho desde que é Primeiro-Ministro. Não deixou margens para dúvidas: “não há dinheiro!” Haverá muita gente que não entendeu a mensagem, pois estava à espera que Passos Coelho prolongasse a crise política. Sem referir detalhes, Passos Coelho anunciou:
- Despedimentos na função pública;
- Reduções das pensões;
- Subida das propinas no superior;
- Aumentos das taxas moderadoras;
- Diminuição nas comparticipações dos medicamentos.

 

Isto é para fazer já. O que vier depois, será ainda mais doloroso. Para os que aplaudiram as decisões do Tribunal Constitucional, a resposta não se fez esperar. Até o Seguro ficou mudo. Não era ele que queria eleições? Esperemos que haja juízo, para que o poço não seja mais fundo.

(também no Praça da República


tiro de João Espinho
tiro único | comentar | ver comentários (1) | gosto pois!

Segunda-feira, 12 de Novembro de 2012
por João Espinho

 

Nobre povo este que, nos últimos dias, se rendeu à língua de Goethe. Nos blogs e redes sociais a germanofobia traduziu-se numa estridente tentativa de escrever coisas em alemão, na crença de que algum germânico, ou a alemã, desse ouvidos ao que por aí se foi vomitando. Verdadeiramente ridículos os ódios à Chanceler e a tudo o que vem de Berlim. De tal forma, que se chegou a chamar nazi a todo um povo e, claro, a quem o governa.
Incapazes de perceber as nossas próprias incapacidades, esgotamos energias estupidamente, não olhando para o que é efectivamente essencial.
Aos novos escribas, que tanto se esforçaram por escrevinhar correctamente vocativos em alemão, aconselho umas horas no Instituto Alemão para que possam, no sítio certo, certificar-se da riqueza da cultura alemã e, quiçá, aprender alguma coisa daquela difícil língua. Até lá, tratem-se.

 

(também aqui)


tiro de João Espinho
tiro único | comentar | ver comentários (2) | gosto pois!

Quarta-feira, 26 de Setembro de 2012
por João Espinho

 

No próximo Sábado têm uma excelente oportunidade para distribuírem abraços, acordarem os corações das pessoas e, quiçá, realizar algum sonho ....! E mesmo que não se chamem Adriana..... who cares?

 




tiro de João Espinho
tiro único | comentar | gosto pois!

Terça-feira, 29 de Maio de 2012
por João Espinho

foto: joão espinho

 

Dizem que o aeroporto de Beja é um elefante (pequeno) branco.

Mas, ao ler esta notícia, estou certo de que o futuro da minha região passa pelo dito aeroporto.

É que, enquanto nos outros aeroportos se verifica um decréscimo do número de passageiros, o aeroporto de Beja registou, durante o mês de Abril de 2012, 1015 passageiros,mais 395 por cento que no mesmo mês do ano passado.

Sim, leram bem: Mais 395 por cento.

É obra, não é?


tiro de João Espinho
tiro único | comentar | ver comentários (10) | gosto pois!

Segunda-feira, 28 de Maio de 2012
por João Espinho

 

Mas não parece.


tiro de João Espinho
tiro único | comentar | gosto pois!

Sexta-feira, 11 de Maio de 2012
por João Espinho

sinto-me:

tiro de João Espinho
tiro único | comentar | gosto pois!

Terça-feira, 17 de Abril de 2012
por João Espinho

É o que apetece sugerir ao primo Basílio.

Estas jornadas socialistas são mesmo um baú de surpresas deprimentes.....


tiro de João Espinho
tiro único | comentar | ver comentários (2) | gosto pois!

Sexta-feira, 13 de Abril de 2012
por João Espinho

Na minha cidade discutem-se medalhas e outras honrarias.

 

Por um lado é a rapaziada do PCP que ainda sofre a azia da derrota das últimas autárquicas.  Por outro é a incapacidade do PS em gerar consensos.

Não se pode arranjar por aí uma comenda para estes autarcas? É que eles merecem ser comendadores de uma qualquer DesOrdem.

 

tags: , ,

tiro de João Espinho
tiro único | comentar | gosto pois!

Quinta-feira, 22 de Março de 2012
por João Espinho

Hoje é um dia particularmente feliz para as minorias.  Com os seus 8% (expressão eleitoral do PCP/CGTP) impõem ao país os devaneios e as consequências daquilo a que chamam justa luta. Pouco interessados em tirar o País do buraco, tudo farão para que o desemprego aumente pois só assim  sobreviverão para apregoar a cartilha  da luta de classes e de outras coisas que, felizmente, não criram muitas raízes nas sociedades livres e democráticas.
À noite estaremos atentos à divulgação dos números e do peso das minorias. E do pesadelo para uma larga maioria  de portugueses.

(também aqui )


tiro de João Espinho
tiro único | comentar | gosto pois!

Sexta-feira, 9 de Março de 2012
por João Espinho

E poucos são aqueles que têm sabido resistir-lhe: ajustar contas com o passado (ou com os adversários) escrevendo autobiografias que só servem para alimentar o ego e relatar episódios que, em princípio, são desconhecidos do grande público. 

Há também esta moda dos presidentes compilarem discursos e, moda mais recente, de tentarem fazer um balanço autobiográfico das suas viagens, passeios ou "roteiros". Aquilo que deveria ser o tronco essencial das "memórias" reparte-se assim por vários volumes, de consulta e efeito rápidos.

O caso de Cavaco Silva torna-se mais grave, pois decidiu-se a "fazer história" num prefácio de  duvidosa oportunidade. Para quem acompanhou o "casamento" entre o actual Presidente e o anterior Primeiro-Ministro, o azedume vindo agora a lume não faz sentido e só pode indiciar que Cavaco Silva se prepara para fazer política dura, ele que se se diz pouco talhado para a política. Aguardemos  pelos próximos capítulos dos roteiros de Cavaco Silva onde ficaremos a conhecer melhor os contornos desta coabitação com Passos Coelho. E espera-se que o Volume 7 de Roteiros não tenha prefácio. Para bem de todos nós.

 


tiro de João Espinho
tiro único | comentar | ver comentários (2) | gosto pois!

Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2012
por João Espinho

O PS do Baixo Alentejo (Pita Ameixa) anda a protestar contra as recentes nomeações para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, afirmando que as recentes nomeações não contemplam  pessoal do baixo-alentejo.  O PS alentejano (do Baixo) não se preocupa com o mérito dos nomeados. Deve ser por isso que avança com o seguinte disparate, neste caso relativamente às nomeações para a EDIA: "os socialistas de Beja criticam igualmente a nomeação de João Basto para a presidência da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, considerando que este não possui no currículo "qualquer ligação ao projecto, qualquer conhecimento da empresa ou da obra, nem nenhuma ligação à região". Ora,  basta recordar que o anterior Presidente da Administração da EDIA, Henrique Troncho, nomeado pelo PS,  tinha um vastíssimo currículo ligado  a Alqueva, adquirido principalmente durante o tempo em que foi governador Civil de Évora, durante o tempo em que fez  carreira  nos serviços da Segurança Social daquele distrito alentejano ou, quem sabe, quando andou a cursar sociologia que, como se sabe, é um curso muito intimamente ligado ao regadio e aos recursos hídricos  do  Alentejo.  É lamentável que o PS tenha memória curta e ande a fazer o papel de "virgem ofendida" , quando se sabe o que foram as nomeações durante os desgovernos de Sócrates & Cª.....

 

Exemplo de uma administração socialista:

 

 

tags: , , ,

tiro de João Espinho
tiro único | comentar | gosto pois!

Sexta-feira, 11 de Novembro de 2011
por João Espinho
foto: joão espinho

 

Vai à adega e prova o vinho.


tiro de João Espinho
tiro único | comentar | ver comentários (1) | gosto pois!

Quarta-feira, 9 de Novembro de 2011
por João Espinho

 

foto: joão espinho

 

Que assistimos à queda do Muro de Berlim. Derrubou-se um dos símbolos da Guerra Fria. Um ano depois, contra muitas vontades, a Alemanha reunifica-se. Anunciava-se o princípio de uma nova Europa.

O caminho para essa nova Europa tem sido árduo, por vezes sangrento, muitas vezes com inesperados obstáculos e sacrifícios. Mas continuo a acreditar numa Europa socialmente justa, numa Europa culturalmente desenvolvida, resumindo, continuo a acreditar no sonho europeu.

tags: ,

tiro de João Espinho
tiro único | comentar | gosto pois!

Terça-feira, 8 de Novembro de 2011
por João Espinho
 

Foi um Domingo diferente naquele aeroporto de que todos falam mas poucos conhecem. Os passageiros eram todos alemães. Cerca de 150.

Aproveitando as más condições do terminal de Faro, Beja foi a opção. Uma verdadeira azáfama. Esgotadas as 6 empadas e a dúzia de papo-secos para as sandes, o bar do terminal de Beja esgotou-se em cerveja. Coisa que, como sabemos, os alemães muito apreciam.

Ouvidos os forasteiros, a maior parte achou piada a ter um aeroporto "só para nós". Sem filas de espera no check-in, sem stresses, sem nada.

Foi esse lamento que ouvi da boca de um dos passageiros (ver video).

O aeroporto de Beja tem outras curiosidades: não há correrias, não há voos cancelados ou com atrasos, não há altifalantes a debitarem "Passengers to flight ....". No caso de Beja foi interessante ouvir um alemão gritar "Stuuuuuttgart", substituíndo as habituais vozes monocórdicas das hospedeiras de terra, indicando o caminho de regresso a casa.

O aeroporto de Beja é uma coisa diferente. Merece uma visita. De preferência num dia que tenha voo programado. Vão ver como é bom estar-se no Alentejo. 

tags:

tiro de João Espinho
tiro único | comentar | ver comentários (5) | gosto pois!

Sábado, 5 de Novembro de 2011
por João Espinho

 

O PCP é um partido muito bem organizado. Nas suas diversificadas estruturas internas existe a célula (nas empresas, nos locais de trabalho) - uma das organizações de base do Partido -  pois "é a partir dos locais de trabalho, das questões concretas e dos problemas concretos que fundamentalmente se esclarece e mobiliza, que se evidencia a coincidência estratégica entre os interesses nevrálgicos do capital, dos partidos de direita e do PS, que se despertam consciências, libertam energias de luta e de combate".
Na Câmara Municipal de Beja existe uma célula comunista que, de acordo com as notícias, se reúne hoje em Assembleia Geral sob o lema “Uma célula mais forte, um Partido mais forte”.

Tudo isto é normal e faz parte do exercício da cidadania.

O que é estranho é que, tendo o PCP dominado a CM de Beja até há 2 anos, nunca se tenha ouvido falar da célula nem tão pouco, ao longo de mais de três décadas, se tenha lido uma nota de imprensa daquela estrutura comunista. Será que só agora, que o PCP está na oposição, terão os trabalhadores comunistas do município bejense o direito a "despertar consciências, a libertar energias de luta e de combate"?

Onde é que andaram estas consciências durante mais de 30 anos? 

tags: ,

tiro de João Espinho
tiro único | comentar | ver comentários (15) | gosto pois!

Terça-feira, 1 de Novembro de 2011
por João Espinho

Durante a madrugada, e enquanto as bruxas esvoaçavam em vassouras envelhecidas (é a crise!), o Pedro Correia convidou-me para ser mais um índio (ou cowboy) nesta longa metragem. E apresento-me aqui, hoje, em dia de Santos, de todos os Santos, antes que o Xerife me mande para perto dos anjos, isto é, para o mundo dos finados. Não esperem grandes tiroteios, pois em tempos de austeridade temos que poupar munições, mesmo com o perigo de elas se transformarem mais tarde em tiros de pólvora seca.

Pronto, aqui estou, entre a noite das bruxas e o dia dos nossos mortos. Numa tarde de santos, eu, que de santo nada tenho.

 

 

foto: joão espinho


tiro de João Espinho
tiro único | comentar | ver comentários (5) | gosto pois!


Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds