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Forte Apache

Os twitters portugueses que você deve seguir

Dita Dura, 01.08.13

@fvicentedasilva

Faz parte da política que vale a pena, a esquerda altruísta, assertiva e realista. O Francisco é sensível às questões sociais, verdadeiramente preocupado com os mais fracos e frágeis, defensor dos desprotegidos. Ao mesmo tempo, tem uma inteligência muito acima da média e um sentido de humor apurado. O resultado final é um Twitter forte, pragmático, sem medo e sem complexos, mas com muita piada.

 

@diogobeja

O Diogo Beja tem a paixão da rádio. Além de ser um dos comunicadores nacionais mais conhecidos, faz o programa da manhã da Antena 3 há largos anos. Trabalha na rádio desde sempre e aparece muitas vezes na televisão. Além de ser uma simpatia, tem um humor descomunalmente divertido. Impossível perder os seus tweets.

 

@luismiguelrocha

O Luís Miguel Rocha é um dos escritores portugueses mais lidos e vendidos em todo o mundo. Apesar de ser bem-sucedido e até alvo de inveja, nada disso se nota no seu Twitter. É sim uma pessoa simples com gostos perfeitamente humildes. Quem o segue e com ele interage, tem a impressão que é um de nós, sem vedetismos.

 

@pedroteich

O Pedro Teichgräber é uma das maiores promessas do jornalismo português. Mas é muito mais do que isso. O seu Twitter é apenas e só a melhor fonte de links sobre social media, notícias, artigos de interesse e vídeos. Na minha opinião pessoal, o melhor conjunto agregado em toda a internet.

 

@ruimalheiro

O futebol é um dos assuntos preferidos do Twitter. Toda a gente tem algo a dizer, todos apoiam a sua equipa quando o esférico rola na chuteira do craque, remata para o golo e a timeline vibra. O Rui Malheiro é um dos maiores entendidos do assunto, pelas análises detalhadas que faz, pelo conhecimento das táticas e dos jogadores, das equipas e dos campeonatos. De Portugal até ao Vietname, da primeira-divisão até aos regionais.

 

@paulanevesd

A Paula Neves é uma das mais conhecidas e talentosas atrizes portuguesas. No Twitter tem a simpatia e gentileza de uma verdadeira senhora. Partilha a sua vida e os seus amores de forma descontraída, como uma mulher comum. Sem vedetismos. E revela acima de tudo o excelente ser humano que é.

 

@nelsonrosado

Toda a gente sabe do talento do Nélson Rosado, mas nem todos conhecerão a sua extrema humildade e empatia. Partilha as suas viagens, os seus gostos, o dia-a-dia cheio de novidades. Muito boas fotografias não faltam e, claro, grande música.

 

@fcancio

Polémica e frontal, está quase sempre no centro das disputas acaloradas do Twitter. Mas concordemos ou não com as suas posições e opiniões, descobrimos na Fernanda Câncio uma das melhores jornalistas portuguesas, séria e isenta no exercício da sua profissão. No Twitter revela um humor extremamente cáustico e mordaz. E no meio ainda fala da inclinação musical e literária, que é exímia.

 

Tenho pena de não mencionar muita gente que merecia, sem sombra de dúvida. Alguns estou apenas agora a descobrir e talvez mencione no futuro. No Brasil também há muito boa gente e provavelmente com melhor qualidade. Isto sem falar nos americanos.  Em breve farei uma compilação para além do nosso pequeno rectângulo. Se entretanto quiserem completar esta lista, coloquem na caixa de comentários.

Revelação - o princípio do fim

Dita Dura, 26.07.13

Entrei na rede social Twitter há mais de três anos com o nome Dita Dura. Em pouco tempo comecei a ter algum sucesso e passados alguns meses já era uma das contas portuguesas com mais seguidores. Falando de tudo e de nada, misturando assuntos sérios com piadas sem sentido, desenvolvi um personagem assente num humor extremamente cáustico e assertivo. Tentei também provar que é possível ser crítico e concludente, sem fazer ataques pessoais ou insultos gratuitos. Penso que deixei a minha marca ao longo deste tempo e esta convicção deixa-me com o sentimento cumprido de ter divertido, entretido e suscitado reflexões.

 

Amanhã irei revelar a minha identidade, colocando no perfil o meu nome verdadeiro e fotografia. Sei que é um risco, porque acredito que grande parte do sucesso vem deste mistério, mas a verdade é que é um ciclo que se fecha. É uma marca que se foi esvaziando ao longo dos tempos e que não pode ser eterna. Até agora, nunca geri esta situação com planos elaborados e decisões pensadas, mas sim de forma intuitiva e rápida.

 

O meu objetivo foi sempre apenas o de provocar o riso, desviar a atenção dos problemas e sofrimentos da vida, parar um pouco para pensar de forma leve e espontânea. Durante esta viagem pude contar com a gentileza e simpatia dos elogios de uma quantidade infinita de pessoas, que foram a razão desta caminhada ter sido tão longa. A estrada não termina aqui, não conto mudar muita coisa, mas é muito provavelmente o princípio do fim.

O fim do mundo

Dita Dura, 18.05.13

Primeiro foram os abortos grátis, depois os divórcios na hora, seguiu-se o casamento gay, agora a cu adopção.

 

Esta gente não se limita a destruir-nos financeiramente, quer também a nossa alma.

E a alma de qualquer sociedade é a Família.

As minhas aventuras no Twitter - sorte ou estratégia de marketing?

Dita Dura, 01.04.13

O Twitter é uma rede social ou um site de microblogging ou aquilo que lhe quisermos chamar. Seja o que for, é um lugar para onde converge cada vez mais gente de todos os lados do mundo. Se quisermos estabelecer uma comparação, o Facebook é a televisão e o Twitter a rádio: um é mais visual, outro com mais imediato; um mais passivo, outro mais comprometido; um mais rigoroso, outro mais próximo. Por isso mesmo, há cada vez mais casos de responsáveis mundiais, como qualquer presidente ou o próprio Papa, que o utilizam para comunicar de forma simples e directa, assertiva e eficaz. A principal razão do sucesso é ser uma ideia clara, com conceitos muito básicos e sem grandes regras. E no final acaba por ser quase viciante.

 

Não deixarei de ser humilde se disser que o meu caso é de sucesso: sou das pessoas em Portugal com maior notoriedade no Twitter, com vinte e cinco mil seguidores e, muito mais importante, com mais conectividade e replicações de mensagens. De nada serve ter dezenas de milhares de seguidores inativos, de proveniência duvidosa, ou a quem somos indiferentes. Por isso mesmo, a melhor forma de medir a grandeza da interatividade de um utilizador é através da combinação de vários factores, como os retweets, menções, listagens, mensagens diretas e nível de correlação com outros sites. Podemos dizer que esta medição não é importante para quem busca apenas o divertimento, como eu, mas gostaria de parar um pouco para reflectir sobre a eficácia da publicidade no Twitter. Sendo à primeira vista um site tão minimalista, será possível e conveniente uma empresa investir neste campo? A minha primeira resposta é que não é desejável que haja uma inundação de empresas e marcas a fazerem spam a torto e a direito. Mas o meu caso prova que se for feito de forma congruente, pode ser muito mais eficaz do que qualquer campanha na televisão e alcançar mais público do que um outdoor numa rua movimentada.

 

O que é a Dita Dura senão uma marca? Ninguém sabe quem eu sou, mas toda a gente que me segue fixa atentamente quando vê o “D” maiúsculo num noticiário na TV, ou uma referência na rádio ou num jornal. Qualquer marca pode conseguir o mesmo com uma estratégia bem delineada e, longe dos conceitos tradicionais de marketing, com um estímulo de emoções em perfeita sintonia com as necessidades de quem está do outro lado. E a primeira dificuldade de alguém que se assume como anónimo é conseguir um certo nível de empatia, mas isso é possível através de certas técnicas muito simples, que incluem a ideia de neutralidade perante todos os utilizadores e a amizade com cada um. Se não me posso aproximar fisicamente de ninguém e ninguém pode saber quem sou, a melhor forma é manter esse mistério e tentar que seja uma aura que sirva a todos. Também seria impossível, ou demasiado desgastante, responder a todas as menções e temas, por isso o melhor é dispersar ao máximo e efectuar uma limitação de assuntos e variações sobre o mesmo tema. No entanto, tenho preferências e opiniões, gosto de as discutir e ter medo delas apenas me tornaria distante e inacessível. A junção de todos estes elementos mostra claramente que é possível haver verdadeira empatia sem interação, não apenas uma ilusão de sensações.

 

Não pude deixar de tirar estes apontamentos, numa altura em que tanto se fala de social media, tantas vezes por pessoas que estão a milhas da realidade. O segredo está em conhecer do que se fala e tirar partido das particularidades e especificidades das redes sociais, ao mesmo tempo que se deve entender como as pessoas agem, sentem e são nestes sítios. No meu caso, a parte do processo criativo não é cansativa ou morosa, porque acontece em todo o lado: na rua, no semáforo, na casa de banho, numa fila de espera. Basta ter o telemóvel e, ao todo, não dura mais de quinze a vinte minutos por dia. É simples e, acima de tudo, muito divertido. O meu prazer é o mesmo de milhões de utilizadores de todo o mundo e o meu objectivo esgota-se nesse mesmo prazer.

Noite dos Óscares

Dita Dura, 24.02.13

Na noite dos Óscares, deixo aqui as minhas escolhas pessoais. Tendo visto todos os filmes, com excepção do melhor filme estrangeiro e de animação, observo que este foi um ano de grandes produções em películas de mais de duas horas. Django Unchained é puro entretenimento, numa mistura de western spaghetti com Kill Bill; Lincoln é uma lição de história americana para quem tiver paciência; Argo é espionagem e acção num filme intermitente; Zero Dark Thirty é a desilusão do ano; Les Misérables é a supresa de vermos o Hugh Jackman e o Russel Crowe a cantarem; Silver Linigs Playbook é um argumento modesto com interpretações geniais; Life of Pi é a produção espectacular e fiel ao livro; Amour é o orgulho europeu sobre um tema polémico; e Beasts of the Southern Wild o ressurgimento do neo-realismo num filme surpreendente.

 

 

Melhor Filme: "Django Unchained"

 

Melhor Realizador: Ang Lee por "Life of Pi"

 

Melhor Ator Principal: Bradley Cooper em "Silver Linings Playbook"

 

Melhor Atriz Principal: Quvenzhané Wallis em "Beasts of the Southern Wild"

 

Melhor Ator Secundário: Robert De Niro em "Silver Linings Playbook"

 

Melhor Atriz Secundária: Anne Hathaway em "Les Misérables"

 

Melhor Argumento Original: Django Unchained

 

Melhor Argumento Adaptado: Beasts of the Southern Wild