Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Forte Apache

Ai Hollywood, ai, ai.

Francisca Prieto, 11.03.13

 

Tinha gravado a versão condensada dos Óscares e, embora já estivesse devidamente a par dos laureados, só agora consegui ver.

Aconteceu mais uma vez um fenómeno para o qual não encontro explicação. Diria que é mais ou menos assumido para a comunidade cinematográfica que, salvo honrosas excepções como O Artista no ano passado, os Óscares visam premiar filmes de origem anglo-saxónica, ressalvando a existência de uma estatueta para o Melhor Filme Estrangeiro. Fair enough.

 

O que baralha o sistema e vem trazer situações de desconforto perfeitamente evitáveis são as nomeações de actores em filmes estrangeiros para as categorias de melhor performance que são depois, invariavelmente, preteridos a favor de gente que ainda tem muita sopa para comer nas cantinas do ofício.

 

Lembro-me do exemplo gritante da nomeação de Fernanda Montenegro, em 1999, pela actuação em Central do Brasil. Dora é, para qualquer actriz, a personagem de uma vida e Fernanda Montenegro fá-la crescer pelo filme fora. Logo aos primeiros dez minutos deixamos de reconhecer a senhora que nos entrava pela casa em historietas de novela e somos apresentados a uma mulher amargurada pela vida que desenvolve uma improvável amizade com uma criança de dez anos.

O Óscar foi parar às mãos de Gwyneth Paltrow, por Shakespeare in Love. A rapariga não ia mal, mas não são actuações comparáveis e se não era para oferecer o galardão a Fernanda Montenegro, mais valia nem a terem nomeado, que até era uma coisa de que ninguém estava à espera. Poupava-se o constrangimento de ver uma grande senhora a ser injustamente ultrapassada.

 

Este ano, o fenómeno bisou de forma igualmente gritante. Se era para dar o Óscar a Jacki Weaver, por que cargas de água resolveram meter Emmanuelle Riva na lista das candidatas? Quem viu Amour assistiu a uma actuação de excelência num papel impossível. O filme ganhou o prémio de Melhor Filme Estrangeiro e estava muito bem assim, não era preciso expor uma digna octagenária a um tal carnaval.

 

Um estrangeiro ser nomeado para um Óscar é uma honra. Mas perder o prémio para um americano que está vários furos abaixo pode ter um efeito perverso.

 

 

Boas Práticas

Francisca Prieto, 08.03.13

Desde há meia dúzia de anos que o governo permite que cada contribuinte possa doar 0,5% do seu IRS a uma instituição de solidariedade social que conste desta lista.

Assim:

- 99,5% irão para o Estado (em vez dos habituais 100%)

- 0,5% irão para a instituição escolhida

 

Para o fazer, basta escrever o número de contribuinte da instituição no Quadro 9 do Anexo H do Modelo 3. Desta forma, estarão automaticamente a oferecer 0,5% do valor do vosso imposto à instituição por vós seleccionada.

 

Do meu lado, porque é uma causa que me é querida, já tenho o donativo destinado à Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (NIF 502 465 298). Mas, seja para esta ou para qualquer outra instituição, importa não deixar de o fazer. Porque é fácil e pode fazer toda a diferença.

 

Colegas

Francisca Prieto, 27.02.13

 

Estreia amanhã no Brasil o filme “Colegas”. Tive o privilégio de o ver em primeira mão, há um par de meses, no decorrer do Festival de Cinema de São Paulo, com direito a intervenção do realizador no final da fita.

Ganhou o Grande Prémio do Público.

 

Optei por não colocar aqui o trailer por me parecer que é redutor na medida em que se limita a apresentar um grupo de adolescentes com Síndrome de Down a fazerem palermices.

 

Marcelo Galvão, provavelmente por ser sobrinho de um portador da síndrome, conseguiu construir uma divertidíssima história com o olho e o par de ventrículos que só está acessível a quem convive de perto com estas pessoas. Chegou lá, à desarmante ironia e ao refinado sentido de humor, à pretensa ingenuidade que, por ser subestimada, raramente é tomada por inteligência pura.

 

Para nós, portugueses, há uma cereja inesperada a esborrachar-se no topo do bolo: o Rui Unas (actor com quem nem simpatizo particularmente) apresenta-se de forma hilariante a fazer de detective português.

 

Aplaudo a estreia do filme, como aplaudi de pé a sua apresentação, no meio de uma plateia de adolescentes trissómicos brasileiros, bonitos, espertos, bem arranjados e divertidos. E fico à espera que passe por cá.

 

Chez Prieto #31

Francisca Prieto, 13.02.13

Mãe ajuda Manuel Prieto a estudar para teste de inglês, sabendo de antemão que será necessário proceder a retrato físico e psicológico de uma personagem. “Olha lá para o teu irmão e diz-me como é que ele é”. Rapaz apressa-se a responder num inglês irrepreensível “he is ugly”. Segue-se a réplica “Ai é? And you are stupid and...loser”.

Mãe felicíssima por vocabulário ainda não se ter sofisticado ao ponto de incluir adjectivos do tipo “asshole” ou “duchebag”.