Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Forte Apache

Posso perguntar?

Fernando Moreira de Sá, 27.10.11

Em toda esta novela da privatização da RTP existe uma coisa que ainda não compreendi.

 

Eu tenho uma empresa que se dedica a um determinado negócio. O meu vizinho lançou uma empresa no mesmo ramo de negócio. O mercado passou a ser dividido por dois. Entretanto, outro vizinho decidiu dedicar-se ao mesmo negócio e criou uma empresa. E assim sucessivamente. Hoje, como ontem, no meu ramo de negócio existem inúmeras empresas e o mercado não cresceu, infelizmente, na mesma proporção.

 

Nunca me passou pela cabeça pressionar este, ou qualquer outro Governo a criar leis de limitação do meu mercado. Por acaso era bestial! Sempre tinha o mercado na mão e podia dedicar-me, sei lá, ao golfe.

 

Por isso, alguém me sabe responder de que se queixa o Dr. Balsemão? Do mercado livre? Da concorrência?

 

Principalmente, o Dr. Balsemão. Reparem, a Impresa é uma excelente empresa de comunicação social. No mercado dos semanários é imbatível. Porquê? Por ter o semanário largamente preferido dos portugueses. Existe concorrência? Existe. O mercado é livre? É. Então, o que aconteceu? Simples, o Expresso é o preferido e, por isso mesmo, já viu morrer o Semanário, o Independente, o Liberal, entre outros e até o Sol não conseguiu nem consegue fazer grande mossa ao Expresso. A SIC Notícias é quase imbatível. Motivos? Os mesmos. Já a Visão continua a liderar mesmo com a concorrência forte da Sábado (a Focus não faz grande mossa). Existem mais exemplos.

 

Sinceramente, não consigo compreender o medo do Dr. Balsemão. Será que não acredita na sua SIC e nos seus profissionais? Ou será que é, apenas e tão só, uma questão pessoal. Tão pessoal que até está a cegar aquele que é, de longe, a grande figura empresarial da Comunicação Social portuguesa dos últimos 40 anos?

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Ricardo Vicente 28.10.2011

    Ninguém gosta de concorrência: dá muito trabalho ter de tentar ser melhor que os outros todos os dias. A opinião de Balsemão ou outros sobre a concorrência não me espanta nada, ainda têm o condicionamento industrial na cabeça - e nas leis.

    O que me espanta é ver CONSUMIDORES a não darem valor à concorrência. E espanta-me ainda mais quando quem o faz são bloggers da direita, que adoram dizer que a evolução de preços da gasolina é culpa da tributação (como se os impostos nessa área mudassem todas as semanas) e passam a vida a bater palminhas à privatização de monopólios e privatização de não-monopólios que passam a monopólios em consequência da privatização.

    -> A quantas empresas DIFERENTES e INDEPENDENTES umas das outras é que vão ser vendidos os aeroportos?

    -> Está o governo ciente do erro que é vender a RTP à PT?

    -> Porque é que ninguém no Governo parece perceber que LIBERALIZAR é mais importante do que privatizar e é, aliás, um passo ANTERIOR à privatização?

    -> Privatizar em época de crise económica é um erro. Não seria possível cumprir o défice para este ano e o próximo sem recorrer a privatizações desesperadas?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.