Terça-feira, 1 de Novembro de 2011
por Luís Naves

No 31 da Armada vai uma indignação com umas afirmações de um senhor chamado Peces-Barba que pretendiam ser uma provocação aos seus compatriotas catalães. O perigoso castelhano quase teve de pedir desculpa, lamentando a falta de sentido de humor catalã. Ora, sendo o 31 um blogue geralmente divertido, fiquei perplexo com os insultos que por ali correm, com listas de gloriosas campanhas de libertação nacional e muito bater no peito e medição de pilinhas.

A conversa era entre eles, não era connosco. Mas um país que precisa de se embrulhar na bandeira para se sentir menos fraco não dá grande exemplo ao mundo.

Já estou a pressentir os insultos dos 31 com estas minhas palavras, mas seria mais útil reflectirem. Há uns anos, ouvi mais ou menos as mesmas ideias de um director do El Pais, que com um curioso paternalismo em relação aos portugueses, proferiu palavras semelhantes às de Peces-Barba, segundo a qual um dia os portugueses regressariam à grande família ibérica que, presumi, teria o óbvio nome de Espanha. Os intelectuais espanhóis acreditam mesmo nisto, que os portugueses são uns catalães embirrentos e que Portugal não faz grande sentido separado.

A ideia não resiste a 30 segundos de reflexão, pois com Portugal lá dentro, a Espanha não seria sustentável ou, no mínimo, teria de perder a sua centralização em Castela. A questão é aritmética. Por isso, o comentário do constitucionalista deve ser lido como aquilo que é, uma frase provocatória, que repete um mito e que não pode ofender ninguém. Quanto ao jornalista, achei que ele estava a tentar ser simpático, ri-me, disse que talvez não fosse bem assim, mas estava em casa dele e não vi nenhuma razão para cantar o hino nacional. 


tiro de Luís Naves
tiro único | comentar | gosto pois!

1 comentário:
De tia altisidora a 8 de Novembro de 2011 às 15:59
Gracias a José Mourinho y a Cristiano Ronaldo, muchos castellanos ven con mayor simpatía a Portugal que antes........


comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds