Sábado, 12 de Novembro de 2011
por Ricardo Vicente

 

Da Itália, só boas notícias.

 

As boas: a Itália tomou a iniciativa de pedir ao Fundo Monetário Internacional para proceder a uma supervisão próxima e regular das suas contas públicas. Desde que a crise chegou à Europa que os diversos líderes políticos têm tomado decisões sempre no último momento e a reboque dos acontecimentos. Desespero, mijinhas, atrasos e perdas de tempo têm sido o cardápio costumeiro dos políticos perante a crise. Agora, a Itália toma uma atitude antes de as coisas piorarem para lá de um ponto de não-retorno (isto é, qualquer coisa como taxas de juro nos dez por cento).

 

As outras boas: Berlusconi nunca deveria ter atingido o posto de Presidente do Conselho de Ministros da Itália. O seu poder económico e mediático desaconselhava-o. Os seus negócios mais que suspeitos, o seu comportamento público, os escândalos e os crimes desaconselhavam-no ainda mais. Só que a democracia é mesmo como Winston Churchill a descreveu (e poucos o compreenderam...) e Berlusconi lá conseguiu ser o priministro ministro italiano a estar mais tempo consecutivo no poder desde a Segunda Guerra Mundial e a trazer um mínimo de estabilidade governativa ao país. No entanto, tendo tido tantas "oportunidades" para se demitir, escolheu precisamente um dos momentos de maior fragilidade social e económica na Itália para se afastar (para longe ou para perto?) do poder. Tal gesto mostra bem o quanto a política tem sido entendida por Berlusconi não como um serviço prestado à república mas apenas como mais um assunto dos seus negócios privados. É uma excelente notícia que Berlusconi vá, é pena que seja tão tardia.

 

P.S.: Evidentemente, o maior problema da Itália (ou de qualquer outro país democrático) não é a "classe política": em última e primeira instância, os políticos são escolhidos pelo povo e os políticos não se atrevem a fazer aquilo que o povo não quer. Já lá dizia Winston Churchill que...


tiro de Ricardo Vicente
tiro único | gosto pois!

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds