Segunda-feira, 12 de Setembro de 2011
por Ricardo Vicente

Segundo o Expresso, a "Alemanha propôs hoje que o seu atual secretário [de] Estado das Finanças, Jörg Asmussen, substitua o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE) Jürgen Stark (...). O anúncio da substituição (...) foi feito hoje (...) pelo ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble".

 

Para os alemães (tal como, de resto, para Sarkozy) a independência do Banco Central Europeu não vale nada. A Alemanha não respeita nem a soberania dos outros países nem a independência necessária a instituições como o BCE.


tiro de Ricardo Vicente
tiro único | comentar | gosto pois!

2 comentários:
De PALAVROSSAVRVS REX a 12 de Setembro de 2011 às 15:28
Síndrome dos fortes. Temos de reaprender a ser fortes.


De Ricardo Vicente a 12 de Setembro de 2011 às 16:51
E temos de aprender a fazermo-nos respeitados. E temos de aprender pela primeira vez a não fazer o jogo dos países grandes que, de facto, têm pouco ou nenhum apreço por nós. Não somos os únicos, porém, a cometer o erro de fazer equipa com os grandes só por serem grandes em vez de nos ligarmos mais aos pequenos, que padecem das mesmas vulnerabilidades de representação institucional ao nível europeu. Um exemplo simbólico dessa falta de comunhão entre pequenos países foi aquele comentário meio rude do Presidente checo dirigido ao Presidente português.


comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds