Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011
por Ricardo Vicente

...é verdade que as massas e as elites passam a vida com a "narrativa da modernidade" de que a indústria é coisa do passado, a indústria deslocaliza-se, o futuro e a modernidade estão nos serviços. Mas, que eu saiba, e reconhecendo todos os processos de deslocalização em curso, nenhuma das grandes economias do mundo e praticamente nenhuma das pequenas que mais têm crescido se desenvolve sem indústria. Qual é a estrutura produtiva de uma Alemanha, França e Itália? Quantas marcas de carros é que há numa Coreia do Sul? Sabem eles qual é a contribuição para a economia portuguesa de uma (uma só) Auto-Europa? E a produção automóvel na Áustria e Turquia e Espanha?

Esse mito de que a indústria é coisa do passado e que um país cresce exclusivamente com serviços, internet, turismo e golfe é das piores e mais cancerígenas mentiras que nos têm sido impostas por Bruxelas, políticos, socialistas e  alguma gente das elites do pensamento...


tiro de Ricardo Vicente
tiro único | gosto pois!

De l.rodrigues a 7 de Dezembro de 2011 às 16:09
O exemplo da Coreia do Sul em particular devia servir-nos de case study. Um país pobre, saído de uma guerra fraticida e que em 40 anos se tornou uma potência industrial.


De Ricardo Vicente a 7 de Dezembro de 2011 às 17:09
É verdade.


De l.rodrigues a 7 de Dezembro de 2011 às 17:33
É verdade mas é uma história cheia de nomes feios como "proteccionismo" "política económica dirigida pelo governo" e outras coisas terríveis do género. Uma história de terror para qualquer liberal económico.


De Ricardo Vicente a 7 de Dezembro de 2011 às 17:38
: ) uma coisa é certa: se todos os países do mundo fossem proteccionistas e, daí, ninguém importasse nada da Coreia da Sul... bem poderia a Coreia do Sul tentar crescer com muito ou pouco Estado...


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds