Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Forte Apache

...indústria...

Ricardo Vicente, 07.12.11

...é verdade que as massas e as elites passam a vida com a "narrativa da modernidade" de que a indústria é coisa do passado, a indústria deslocaliza-se, o futuro e a modernidade estão nos serviços. Mas, que eu saiba, e reconhecendo todos os processos de deslocalização em curso, nenhuma das grandes economias do mundo e praticamente nenhuma das pequenas que mais têm crescido se desenvolve sem indústria. Qual é a estrutura produtiva de uma Alemanha, França e Itália? Quantas marcas de carros é que há numa Coreia do Sul? Sabem eles qual é a contribuição para a economia portuguesa de uma (uma só) Auto-Europa? E a produção automóvel na Áustria e Turquia e Espanha?

Esse mito de que a indústria é coisa do passado e que um país cresce exclusivamente com serviços, internet, turismo e golfe é das piores e mais cancerígenas mentiras que nos têm sido impostas por Bruxelas, políticos, socialistas e  alguma gente das elites do pensamento...

7 comentários

  • Imagem de perfil

    Ricardo Vicente 07.12.2011

    É verdade.
  • Sem imagem de perfil

    l.rodrigues 07.12.2011

    É verdade mas é uma história cheia de nomes feios como "proteccionismo" "política económica dirigida pelo governo" e outras coisas terríveis do género. Uma história de terror para qualquer liberal económico.
  • Imagem de perfil

    Ricardo Vicente 07.12.2011

    : ) uma coisa é certa: se todos os países do mundo fossem proteccionistas e, daí, ninguém importasse nada da Coreia da Sul... bem poderia a Coreia do Sul tentar crescer com muito ou pouco Estado...
  • Sem imagem de perfil

    l.rodrigues 07.12.2011

    Claro, mas a verdade é que todas as actuais potências padecem desse pecado original. O proteccionismo de outrora foi o que lhes permitiu desenvolver competência e massa crítica para depois competir já não de igual para igual, mas como os trunfos do seu lado.
  • Imagem de perfil

    Ricardo Vicente 07.12.2011

    No caso das maiores economias tem havido muito proteccionismo e muita subsidiação às indústrias nacionais e até mesmo quando isso não é legal, por exemplo, no caso europeu, é um facto. Mas esses proteccionismos são, globalmente, lesivos e penso que os liberais têm razão ao criticar essas políticas.
  • Sem imagem de perfil

    l.rodrigues 09.12.2011

    Apenas defendo que para economias incipientes, é fundamental um certo nível de proteccionismo. O mercado livre tem resultados óptimos apenas num plano de jogo nivelado, que nunca existiu, ou existirá, sem essas medidas.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.