Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011
por Fernando Moreira de Sá
De
Luís Melo a 8 de Dezembro de 2011 às 12:55
Ainda há pouco tempo me dei conta que maioria dos lisboetas não sabe o que quer dizer "ir abaixo de Braga". Mas pensando bem, se calhar nem a maioria dos bracarenses sabe. A t-shirt está excelente.
Sendo eu bracarense, não estou em paz com a expressão "ir abaixo de Braga" figurar na T-shirt, especialmente quando a expressão é utilizada pelos espanhóis de Guimarães.
Vivendo em Braga há dois anos e tendo estudado cá durante um ano, a maioria das expressões são-me familiares, mas nunca ouvi "Vou fazer a pomba".
Em relação ao "mandar abaixo de Braga" hoje pode estar relacionado com a guerra entre as duas cidades minhotas, mas historicamente deve-se à freguesia de Real.
Li num blogue (http://falaresdanossalingua.blogspot.com): Abaixo de Braga,fica a freguesia de Real, que era um covão para onde se varriam os lixos de Braga e todo o tipo de dejectos. Foi nesse local que foram construídas as fossas sanitárias que recebiam as águas e todos os efluentes da cidade que para ali corriam por gravidade. Ainda hoje ali se encontra uma estação de tratamento de águas residuais. Daí que ir abaixo de Braga, era literalmente ir à merda, com sua licença."
comentar tiro