Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Forte Apache

...quanto mais tarde se acede, mais importante é saber negociar...

Ricardo Vicente, 08.12.11

... a integração europeia oferece oportunidades excelentes mas é preciso saber muito bem negociar. É preciso ter presente esta lei: quanto mais tarde se acede, maior é a pressão para aceitar condições económicas desfavoráveis.

Bruxelas pressionou Portugal - e continua a pressionar uma série de países - no sentido da estagnação económica. Por exemplo, essa ideia absurda de ligar as capitais todas com tê gê vês. Se o tê gê vê Lisboa - Madrid já é projecto ruinoso segundo um dos melhores estudos que estavam (e talvez ainda estejam) disponíveis no site da Rave, o que dizer do projecto Tallinn (Estónia) - Riga (Letónia), países estes ainda mais pobres, com cidades capitais ainda menos populosas? Mais uma imposição de Bruxelas, mais um convite ao endividamento e à estagnação, com o único fito de subsidiar indirectamente a indústria dos países mais ricos. Qualquer coisa como isto: os países bálticos endividam-se primeiro para pagar "só" 50% do projecto (é sempre "só" 50%, "só" 30%) e endividam-se depois para pagar os prejuízos operacionais nas décadas e gerações seguintes.

 

Entretanto, as siemens da Europa vão lucrando com o crescimento e exportação da sua indústria pesada. Quando os países bálticos estiverem falidos, vem a Alemanha, que não tem nada a ver com a Siemens..., queixar-se de que os bálticos não sabem governar-se. E o facto é que, do alto da mais supina hipocrisia, a Alemanha terá razão: quem cede às "narrativas da modernidade" de Bruxelas (mas não só daí) e aceita endividar-se para implementar projectos ruinosos não sabe, efectivamente, o que é boa governação...

4 comentários

Comentar post