Quarta-feira, 4 de Janeiro de 2012
por Francisco Castelo Branco

Ontem iniciaram-se as eleições republicanas para escolher o candidato que vai defrontar Obama em Novembro.

O caucus do Iowa é um verdadeiro hino à democracia onde os candidatos podem no próprio dia da eleição apelar ao voto. Foi assim que aconteceu com Bachmann, Gringrich e Ron Paul, que nos vários pontos de eleição do Estado do Iowa ainda tentaram ganhar alguns votos.

Foi uma tentativa em vão, visto que os dois primeiros tiveram resultados muito fracos. Já Ron Paul no início ainda estava à frente de Romney e Santorum mas caiu vertiginosamente.

Romney e Santorum disputaram até ao último voto a primeira vitória. Ganhou o  primeiro por apenas 8 votos, mas não se pode dizer que Santorum tenha perdido. Esta foi uma derrota com sabor a vitória visto que "passou" Ron Paul e Gringrich que eram apontados como os mais fortes opositores de Romney.

Vai ser interessante analisar o caminho que Santorum irá trilhar depois deste resultado. Terá certamente mais cobertura mediática, o que numa eleição norte-americana é sempre preciso. Também não irão faltar apoios para a sua campanha.

Depois de ter ganho ontem, Mitt Romney pode ter o caminho mais facilitado tendo em conta as últimas sondagens. Tem a vitória praticamente garantida no New Hampshire, embora tenha vida complicada na Carolina do Sul.

Não me parece que Romney seja capaz de derrotar Obama em Novembro nem sequer de ter um resultado melhor que John Mccain.

Estas sucessivas tentativas de ganhar eleições têm um factor negativo: desgastam a imagem de um politico. Já é a segunda vez que Romney tenta concorrer à Casa Branca, sendo certo que se perder em Novembro ficará com a sua carreira política arrumada.

 

tags:

tiro de Francisco Castelo Branco
tiro único | comentar | gosto pois!

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds