Terça-feira, 17 de Janeiro de 2012
por Mr. Brown

Podia falar da dívida que duplicou, do défice que subiu porque quiseram ou dos estabilizadores automáticos que fariam baixar o défice sem stress, nem sacrifícios especiais. Podia recordar quando a baixa de notação das agências de rating não tinha importância alguma, a dívida não era um problema e as taxas de juros continuariam eternamente baixas porque os mercados confiavam em nós. Podia lembrar que a construção do TGV e do aeroporto eram ainda mais urgentes no contexto da crise que vivíamos (todos os que isso defenderam estão na minha lista negra). Agora até descobriram que o Euro apresenta defeitos na forma como foi projectado, curioso porque na altura não pareciam dar por eles e se deram ainda foram mais irresponsáveis do que já penso terem sido. Experimentem perguntar aos finlandeses se deram pelos defeitos na construção do Euro? Certamente que não de igual forma do que nós: «Presidente Halonen diz a Sampaio que as regras da UE são para cumprir». A notícia é de 2002 e vale a pena revisitá-la. A falta de memória dos portugueses, é com isso que muito boa gente conta. Mas permitam-me só mais um esforço para avivar a vossa memória: nem faz um ano que andavam a nos garantir que um défice de 4,5%, sem receitas extraordinárias, estaria ao nosso alcance no final de 2011. Repito: um défice de 4,5%. Acrescento: Abril de 2011. Alguns dos génios que estavam desse lado da barricada são os que agora querem nos convencer que Vítor Gaspar é incompetente. Não, não se riam: o incompetente é o Gaspar. Antes de Junho de 2011 isto estava tudo a correr tão bem.

Dirão alguns: isso é passado, importa é ponderar o presente e perspectivar o futuro. Essa é certamente uma abordagem que agrada a quem nos quer levar a esquecer os erros do passado (é melhor não recordar o histórico de alguns opinadores e jornalistas, não se vá dar o caso de desmontarmos uma farsa), mas vamos a isso: podia dar-se o caso do PS ter aprendido a lição e ter-se renovado, mas nem isso. O "novo" PS é extraordinariamente semelhante ao anterior. Tão depressa num dia discutem folgas e almofadas, como no outro acusam Gaspar de não ter deixado margem no OE2012 para acomodar uma parcela muito inferior à margem que anteriormente haviam garantido existir. São génios da matemática estes socialistas. E incompetente é o outro. Mas vamos à cereja no topo do bolo: no PS conseguem por um lado malhar em Vítor Gaspar pelos problemas que a transferência do fundo de pensões acarreta - isto, claro, ignorando que o recurso à mesma só em ínfima parte pode ser explicada pela actuação do actual ministro das finanças - ao mesmo tempo que dão como provado que a sobretaxa extraordinária do ano passado não seria necessária. E porquê? Tcharan: porque recorremos ao fundo de pensões da banca. Que não usar a sobretaxa extraordinária agravasse os problemas inerentes à transferência do fundo de pensões da banca é um pormenor sem importância. Tanta coerência - e competência! - que existe por aquelas bandas.

A estratégia no Largo do Rato é disparar em todos os sentidos, mesmo que os tiros atinjam os próprios soldados. E isso é um problema? Nem por isso, responderá o general socialista, a atenção está toda centrada no campo do adversário.


tiro de Mr. Brown
tiro único | comentar | gosto pois!

4 comentários:
De k. a 17 de Janeiro de 2012 às 11:42
lol.

O Super-Gaspar conseguiu falhar o défice de 2012 no primeiro dia de 2012, de facto percebe muito da coisa.

E de facto, em Junho de 2011 o Pais estava com problemas, mas era suposto ter ficado tudo melhor:

O que estes trolls têm no blog tem de facto, muita piada:
http://corporacoes.blogspot.com/


Afinal, o PSD não é muito melhor que o PS, pois não? Ah e vamos ver quanto é que é a queda do PIB este ano.. arriscam-se a conseguir subir mais a divida do estado em % do Pib só por esta via, essa é que vai ser de génio


De Mr. Brown a 17 de Janeiro de 2012 às 14:22
Folgo em ver que o divirto. Para pena minha a situação do país não é tão divertida quanto isso.

Estamos a meio de Janeiro de 2012, com o défice de 2011 por validar, e já se sabe que o Vítor Gaspar falhou o défice de 2012. Como é que soube isso, foi pedida uma estimativa rápida ao Constâncio?
Quanto ao país melhorar, não lhe posso garantir o que nos reserva o futuro, mas as políticas económicas levam tempo a fazer efeito e o ajustamento que temos de realizar nunca se faria de um dia para o outro, embora em bom rigor eu tenha de conceder que tenho muitas dúvidas que a saida do beco para onde nos atiramos, com silêncios e cumplicidades várias (alguns, agora, muito faladores e criticos), esteja na exclusiva dependência do que este Governo faça ou possa fazer: além do mais, o que esperava: um milagre, não?
A dívida, lamento informá-lo, mas, salvo algum equívoco da minha parte, acho que é o próprio do Governo que nos seus dados confirma que esta irá aumentar pelo menos durante os próximos anos. É o tal vício em crédito de que temos de nos curar... e só pela percepção desse problema, sim, este Governo é bem melhor do que o anterior. Mas infelizmente não faz, nem qualquer outro faria, milagres.


De k. a 17 de Janeiro de 2012 às 14:44
?

O rectificativo foi anunciado pelo proprio super-gaspar, e já no ano passado, so old news.
Basta por "rectificativo 2012 gaspar" no google.


http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/fundo-de-pensoes-da-banca-forca-orcamento-rectificativo-em-2012


De qualquer modo, a situação do Pais não vai melhorar????????? Como é isto possivel????? Já nos livramos do pinocrates e tudo pá!!!!

Então, é só cortar nas gorduras do estado!! Isso é facilimo, não é?


E essa dos viciados em crédito é muito gira - o ultimo excedente orçamental que tivemos foi em 1973..!


De Ricardo Vicente a 22 de Janeiro de 2012 às 22:30
Houve e há também ingenuidade política e económica: há pessoas que acreditam mesmo que basta um conjunto de regras estarem redigidas e juradas por todos para que se cumpram assim quase que automaticamente.


comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds