Sexta-feira, 23 de Março de 2012
por João Gomes de Almeida

Portugal sempre foi um país próspero em abusos policiais. Não o adianta negar. As nossas forças policiais têm o rei na barriga e no dia-a-dia gostam de dar provas mais do que evidentes disso. Como se não bastasse, os nossos polícias são na esmagadora maioria profissionais com pouca formação, pouca cultura e com uma necessidade imensa de demonstrar a sua autoridade. Poderia ser este um problema menor, caso isto acontecesse apenas nas camadas mais baixas da graduação policial. No entanto, a julgar pelos comunicados da PSP emitidos hoje - onde se desresponsabilizam os polícias agressores e se criticam os jornalistas que "não ficaram atrás das barreiras policiais" - este parece ser um problema transversal, que afecta também as chefias.

Urge que alguém tome medidas e resolva estes problemas de abuso e violência - que tão mal fazem à imagem do país - através de sanções disciplinares exemplares, para que casos como este não se repitam. 

As imagens dos polícias agressores existem e estão por todo lado. Resta às chefias policiais (e ao poder político) identificar os agentes agressores e puni-los, saneando-os da PSP. Trata-se de um assunto de segurança do estado e de liberdade de imprensa. E neste caso terão que rolar cabeças.


tiro de João Gomes de Almeida
tiro único | comentar | gosto pois!

10 comentários:
De AMD a 23 de Março de 2012 às 14:40
Bem pode esperar sentado, hoje só tenho lido posts a desculpabilizá-los, o anterior é disso exemplo.


De jfd a 23 de Março de 2012 às 14:43
Terceiro mundo quer dizer... não deixas de ter razão e sim falta saber agir com estes provocadores. Mas parece-me exagero que esteja em causa a liberdade imprensa...


De Manuel Silva a 23 de Março de 2012 às 14:50
é por aí. em questões destas não pode haver ideologias, nem pode haver grandes discussões. ontem houve comportamentos inadmissíveis. e ando chocado com quem anda para aí a "defender a polícia", ignorando o mais básico dos princípios: criticar o mau serviço também é defender esse serviço. comportamentos destes dão má fama a todos os polícias e dão uma péssima imagem do país (lá para fora, sim, mas cá para dentro, onde já temos demasiado ódio e demasiada tensão à espreita). ninguém diz que ser polícia é fácil. mas isso não desculpa uma brutalidade destas.


De Lobo da Gardunha a 23 de Março de 2012 às 14:54
Meu caro J. Gomes de Almeida
"Segurança do Estado"?
Não será exagerado colocar os incidentes neste plano?
A PSP é para garantir a segurança do Estado e o bem estar do cidadão e não deixar alastrar certos incidentes.
No tocante à liberdade de imprensa, pelo vimos ontem, nas Tvs e hoje na imptensa, a liberdade de informar está garantida mas deve ser feita com isenção.


De Joao Buísel a 23 de Março de 2012 às 15:10
Neste Pais os PSP e Gnr sempre foram instruídos por oficiais da ala direita .
portanto o que se esperava ?????


De Paulo Santos a 23 de Março de 2012 às 15:38
O que as pessoas tem de ter é bom senso, não é vir dizer que os policias sao uns animais que não tem culturae, sao incompetentes e que usam e abusam da violência por vontade própria. Em todos os setores ha pessoas incompetentes e nós por regra nao generalizamos. Essas frases ditas no seu post são pura demagogia.
Em relação ao que foi dito do abuso de poder, é relativo ao que compreende por esse termo, se por abuso de poder se refere ao nao deixar pessoas ultrapassar limites estabelecidos, neste caso os jornalistas tentar galgar as barreiras da policia, aconçelho-o a rever as suas éticas. Há que ser inteligente e imparcial.

Os melhores cumprimentos


De Pedro Correia a 23 de Março de 2012 às 15:53
Toda a violência desproporcionada contra cidadãos indefesos - sejam ou não jornalistas - é condenável. E sobre isto não pode haver qualquer sombra de ambiguidade.


De jfd a 23 de Março de 2012 às 16:37
Touché


De Paulo Santos a 24 de Março de 2012 às 02:09
Cidadões indefesos? Só foi martir quem o quis ser. Não ha desculpabilizaçao possivel.


De André Miguel a 24 de Março de 2012 às 11:58
O título do post é totalmente ridículo.
Se quer saber o que são abusos policiais em países do terceiro mundo primeiro visite um.


comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds