Segunda-feira, 7 de Maio de 2012
por Francisca Prieto

 

Como escrevinhadora fico com os nervos de pantanas com as gralhas que se infiltram pelos textos que nem térmitas ou com as falhas de concordância que se transmutam a seu bel prazer a cada revisão, e dá-me ganas de fazer um curso de harakiri quando me apercebo de um deslize de ortografia daqueles de palmatória que dariam direito a usar orelhas de burro se ainda andasse na escola primária.

 

Como mãe, detectei, no entanto, um quarto inimigo da expressão escrita. Ora uma progenitora de vasta prole vê-se obrigada a dar asas à sua verve ou debaixo de fogo cerrado (posso comer um chocolate? posso, posso, posso, posso? Mãe, mãae, mãaae, mãaaaaae, mãaaaaaaaaaaaae. quero fazer cocó. tenho fome. preciso de um lápis) ou à noitinha, muito à noitinha, quando a cabeça já atingiu um estado de centrifugação a 1400.

A consequência, não sendo grave, pode tornar a retórica estapafúrdia. Ainda um dia destes recebi um par de emails de perfeitos desconhecidos a avisar-me de que tinha apresentado o meu filho Manel como “o progenitor”, o que não fazia lá muito sentido dado que o rapaz só tem dez anos e ainda não entrou na puberdade. É evidente que à meia-noite de um domingo, numa cabeça centrifugada, um primogénito é muito facilmente tomado como irmão gémeo de um progenitor e que, só na segunda feira, se tornará claro o incesto do parentesco.

 

Isto para vos rogar, caros leitores, que se um dia destes, no meio de uma frase bucólica em que “Pedro dava a mão a Leonor (está quieto, não mexas aí) enquanto cruzavam o olhar cúmplice (queres agrafar um dedo, é?) de quem sabe ter encontrado o verdadeiro amor (eu avisei, não avisei?)”, vierem a dar conta de elipses despropositadas, façam a caridade de avisar esta que por ora vos escreve, à meia noite de domingo.


tiro de Francisca Prieto
tiro único | comentar | gosto pois!

1 comentário:
De Pedro Correia a 7 de Maio de 2012 às 18:18
Eheheh. Excelente, Francisca.


comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds