Sábado, 2 de Junho de 2012
por Luís Naves

Rentes de Carvalho escreve aqui sobre Dalton Trevisan, o vencedor do Prémio Camões. Um excelente post, de um grande escritor português que mantém um blogue que leio com regularidade, Tempo Contado. A Quetzal publicou recentemente o romance de Rentes de Carvalho O Rebate, a reedição de um livro escrito em 1971 e que na altura passou estupidamente desapercebido. O livro tem tudo: ritmo alucinante, personagens desenhadas em poucos traços, arrasando os mitos do bucolismo campestre. Pelo contrário, é um mundo impiedoso, triste e pobre, povoado por figuras mesquinhas e brutas. Gostei deste livro também por me fazer lembrar um episódio da minha infância e uma história da minha família.

 

Eduardo Pitta escreve em Da Literatura sobre suplementos literários para jovens, anunciando uma iniciativa da Ler, mas destaco este texto sobretudo pelas referências ao DN Jovem, onde nunca escrevi, mas que li durante anos e vi fazer, também durante anos. Pena o DN ter acabado, primeiro com o suplemento, depois com a página, depois ainda com a plataforma digital. As maiores felicidades para o 15/25, que segundo revela o post será conduzido por José Mário Silva, autor do Bibliotecário de Babel. Está bem entregue.

 

Fica aqui também a ligação ao Pedro Rolo Duarte e à Bomba Inteligente de Carla Quevedo. Dois blogues com apurado bom gosto.

 


tiro de Luís Naves
tiro único | comentar | gosto pois!

1 comentário:
De Bruno A. a 3 de Junho de 2012 às 03:19
Excelente crónica, a do Eduardo Pitta: "Nenhum escritor nasce de geração espontânea."


comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds