Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Forte Apache

Diário de ideias soltas (8) Os sonhos do trader

Luís Naves, 28.09.11

Convém ver com a máxima atenção o vídeo colocado mais abaixo pelo José Aguiar da entrevista da BBC ao trader Alessio Rastani. Em três minutos, coloca mais problemas sobre o mundo em que vivemos do que a análise do melhor filósofo. O Ricardo Vicente, também neste blogue, já fez um comentário muito pertinente sobre as expectativas dos investidores e a manipulação incluída nas afirmações: o trader quer ganhar dinheiro e por isso tem incentivo em criar pânico. A ideia do medo foi também abordada por José Adelino Maltez.

Devemos olhar para isto como manipulação, mas no entanto temos de nos interrogar sobre a ideologia triunfante aqui revelada. Rastani diz que quem manda é a Goldman Sachs. Julgo que se refere ao poder financeiro. Para ele, aqueles senhores eleitos que se reúnem em importantes cimeiras não mandam nada e as suas decisões, os seus pacotes de salvamento, são irrelevantes para a Goldman Sachs.

 

Mas o verdadeiro poder alimenta-se de recessões, sonha com elas. Milhões de pessoas vão perder as suas poupanças, prevê o trader, antecipando os lucros que terá ao apoderar-se desse dinheiro.

Este é um poder que já não fabrica nada, que aliás acredita em fechar fábricas e em destruir o estado providência que deu alguma segurança a milhões de pessoas que trabalharam toda a vida e que, em breve, vão perder tudo, cumprindo o sonho do trader.

Este é o futuro radioso de um mundo dominado pela ganância e não pela democracia, aqui confessado com inocência, muita "candura", como diz a entrevistadora.

E permitam-me as perguntas: o poder é inocente? Isto é sustentável? Se os modelos de capitalismo estão falidos e acabaram as ideologias, o que se segue? Como irá a Goldman Sachs manter o seu poder depois de ter embolsado todas as poupanças de milhões de pessoas? E quando já não houver ninguém para esfolar? E que vão fazer aqueles senhores eleitos, vão eles também financiar os sonhos do trader?

2 comentários

Comentar post