Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Forte Apache

Verão quente nos Açores II

Carlos Faria, 24.07.12

Sondagens públicas sobre as legislativas regionais dos Açores não tem havido, ouve-se nos cafés e entre informados da política que as encomendadas pelos partidos por agora têm dado resultados que apontam para uma preferência por Berta Cabral em prejuízo de Vasco Cordeiro, se isso depois se refletiria na preferência de votos nos respetivos partidos, ninguém sabe.

Contudo olhando algumas intervenções dos atores dos dois maiores partidos, sente-se uma certa euforia anestesiante do lado do PSD e um nervosismo irritadiço do lado do PS. Mas a crise parece não comprometer o voluntarismo e não faltam propostas eleitorais neste período de pré-campanha, existe inclusive o blogue Prometório que vai listando todas as promessas dos vários políticos e os números já são extensos a fazer recordar o período das vacas gordas.

O PSD procura aproveitar o menor carisma do adversário e esforça-se por culpar a gestão do PS-Açores pelos reflexos da crise que se sentem aceleradamente nos Açores, com destaque para o maior crescimento da taxa de desemprego aqui que no resto do País, as enormes reduções da ocupação hoteleira em S Miguel, as incertezas do setor primário, a dimensão das dívidas na saúde e das SCUT e os custos dos transportes para os residentes.

O PS faz um ataque mais cerrado ao carisma de Berta Cabral, culpa Passos Coelho de todos os males que estão a ocorrer nos Açores, assume-se como o defensor da autonomia e após anos de aumento exponencial na admissão de funcionários públicos regionais que teve de parar, agora esforça-se por disfarçar o desemprego real implementando programas de integração de desempregados na sua administração por períodos de cerca de um ano, criando uma potencial bomba relógio a estourar a seguir às eleições.

O resultado em votos deste jogo de acusações, defesa e capacidade do poder em camuflar os problemas reais que minam a economia dos Açores só será conhecido no próximo outono após este verão quente.