Quinta-feira, 2 de Agosto de 2012
por Alexandre Poço

Estado corta metade dos apoios a fundações

 

Uma notícia há muito esperada e muito bem-vinda. Este corte nas fundações é a concretização de uma proposta eleitoral dos partidos da coligação, que mais tarde passou para o programa de governo. É de relembrar que era igualmente uma exigência da troika. Mais sentido faz quando ficamos a saber que "entre 2008 e 2010, o Estado concedeu perto de 1 500 milhões de euros - pouco menos de 1% do PIB - em apoios públicos a estas entidades."


tiro de Alexandre Poço
tiro único | comentar | gosto pois!

3 comentários:
De Carlos Faria a 2 de Agosto de 2012 às 09:44
Fundação subentendia-se como sendo a gestão de um fundo para um fim, depois com o tempo algumas foram criadas ou passaram a ser apenas mais um meio para sorver dinheiros do Estado


De Diogo Agostinho a 2 de Agosto de 2012 às 10:18
Meu caro Alexandre,

O caminho é por aqui mesmo.


De Pedro Freire a 3 de Agosto de 2012 às 01:04
Absolutamente de acordo. Até escrevi no meu blog:

A publicação do Relatório de Avaliação de Fundações é altamente positiva. Em primeiro lugar porque confirma que o Governo está a trabalhar, por vezes sem ruído, no estudo da melhor maneira de reduzir a despesa pública, tirando assim valor às críticas de nada fazer nesse sentido a não ser fazer cortes nos salários dos funcionários públicos e nas pensões. Aumentam assim as esperanças de que noutros capítulos das despesas do Estado também se esteja a trabalhar sem grande alarde e de que se conheçam resultados positivos em breve, como por exemplo na avaliação e reorganização dos institutos do Estado e nas PPPs. Em segundo lugar, a divulgação do Relatório, incluindo os critérios adoptados e os resultados individualizados por fundação em fichas próprias, revela a máxima transparência neste trabalho e permite ao público conhecer este universo até agora secreto. Vale a pena dar uma vista de olhos ao Relatório e principalmente consultar algumas fichas, conforme o interesse de cada um.


comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds