Terça-feira, 14 de Agosto de 2012
por Diogo Agostinho

Dois terços dos estudantes querem emigrar... A nossa diáspora vai crescer. E será agora uma saída do País de pessoas qualificadas e com "pouca vontade" de voltar.


tiro de Diogo Agostinho
tiro único | comentar | gosto pois!

7 comentários:
De jfd a 14 de Agosto de 2012 às 13:59
Com pouca vontade de voltar porque?
Isso é científico ou é feeling ?

E já agora o que diz a literatura sobre aumento da emigração jovem qualificada vs a sua manutenção no país sem empregabilidade imediata e que corresponda às suas expectativas vs posterior reterno daquela vs efeito das remessas na economia?

Para reflexão.


De Carlos Faria a 14 de Agosto de 2012 às 15:20
Conheço emigrantes com elevadas qualificações empregados no estrangeiro e com bons salários... tal como conheço o insucesso de muitos outros e quanto mais exportarmos mais se saturam os nichos e resta saber se não irão concorrer com formados da Espanha, Grécia e Itália.


De Diogo Agostinho a 14 de Agosto de 2012 às 15:30
Foi um estudo das Associações Académicas.

O meu receio esta na saída e não retorno. Esta emigração qualificada não se compara com a de 50 e 60. O gosto pela terra e por investir no pais não e o mesmo. Esta uma observação de feeling. Apesar das remessas terem aumentado.


De jfd a 15 de Agosto de 2012 às 00:37
Como assim?


De André Miguel a 15 de Agosto de 2012 às 22:19
Vê-se que não é o mesmo. Enquanto os meus tios iam à terra em Agosto, eu vou três vezes por ano. Enquanto eles só compraram casa quando voltaram reformados, eu mantive a que já tinha comprado. E como eu muitos outros.
Em que se baseia esse estudo do feeling?!


De monge silésio a 14 de Agosto de 2012 às 16:14
Os contribuintes lusos (em extinção...) pagam a escola pública que despeja o pessoal nos EUA, na Holanda, Alemanha, ou Suiça, ... e mais tarde (dentro de 1 anito) na Índia, Brasil, Angola


De Diogo Agostinho a 16 de Agosto de 2012 às 19:54
Boa Andre Miguel. Espero que mais pessoas actuem como o Andre. O estudo vem das associações académicas e refere que muitos não pretendem voltar. Ou pelomenos investir cá. Mas fichamos esperançoso com exemplos como o seu.


comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds