Segunda-feira, 24 de Setembro de 2012
por Alexandre Poço

"A receita do Estado com o imposto sobre o tabaco caiu 10,8% nos primeiros oito meses deste ano face ao mesmo período de 2011, segundo dados hoje divulgados pela Direcção-geral do Orçamento (DGO)."


Uma notícia como esta devia pôr o governo a pensar se quer mesmo avançar com a proposta de aumentar o imposto sobre o tabaco em 30%, como sugeriu a CIP na Concertação Social. Mais, mesmo que avance com a medida, manda o bom senso, que o governo não a utilize como uma das que farão parte do pacote de alternativas à questão da TSU e do corte de subsídios na FP, pois tal como este ano - no caso do IVA e do ISV - o governo está a colocar as mãos previamente no lume, sem que tal seja necessário. Um aumento de imposto poderá gerar ainda menor receita, pelo facto da taxa ser já bastante elevada. 


Disclaimer: Não fumo, pelo que qualquer aumento no imposto é me completamente indiferente no que toca a finanças pessoais. 


tiro de Alexandre Poço
tiro único | comentar | gosto pois!

2 comentários:
De Carlos Faria a 25 de Setembro de 2012 às 12:56
Continuo a pensar que é uma medida positiva por dois motivos:
Admito que possa nem resultar num aumento das receitas mas, neste caso, tem a vantagem de indiciar uma redução significativa no consumo (mesmo excluindo que há uma parte que passou a abastecer-se no mercado negro), um efeito benéfico da crise para a sociedade.
Se aumentar as receitas, nada melhor que um bem não essencial e prejudicial à saúde, cuja matéria-prima é importada contribua para reduzir o défice se as pessoas persistirem em fumar.
O risco é só o Governo sobrevalorizar esta receita no orçamento pressupondo que não haverá redução do consumo e fuga para o mercado negro inconvenientemente ficalizado e aí teríamos outro desvio...
Sou ex-fumador que sem complexo passou a antitabagista.


De ALSAMEIRO a 25 de Setembro de 2012 às 22:40
viva o contrabando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds