Quarta-feira, 26 de Setembro de 2012
por José Meireles Graça

Quem tiver tendência para colesterol alto não devia comer mais de um ovo por semana, mas agora já pode.

 

O azeite, as sardinhas e outros peixes gordos eram horríveis para a saúde, até ao dia em que, felizmente, tudo isso passou a ser excelente para a saúde.

 

A carne de porco, objecto de tantos interditos religiosos, tinha uma tendência excessivamente marcada para favorecer o entupimento das artérias, perigosa inclinação que, parece, não se confirma.

 

É seguro que o fígado tem muito ferro, e por isso deve-se comer fígado - ajuda a evitar anemias; e as cenouras, oh, as benfazejas cenouras têm caroteno e ninguém contesta os benefícios do caroteno. E a fruta? Ah, a fruta, se consumida regularmente, em particular a maçã com casca, é um temível inimigo dos radicais livres; e qualquer um com prisão de ventre pode confirmar que um humilde kiwi, se consumido ao pequeno-almoço, obra (é o caso de dizer) milagres.

 

Sei estas e outras maravalhas por causa de conversas à mesa: coma, coma aí os brócolos, que têm muito cálcio; quer lentilhas? Olhe que têm muitas fibras, altamente benéficas para o trânsito intestinal.

 

Digamo-lo tristemente: a ciência médica, na variedade de nutricionismo, não descobriu ainda antídoto para doenças do entendimento que afectem particularmente os quadrúpedes, não obstante nem ser preciso sair da especialidade para encontrar um ror de pacientes.

 

Bom, mas ser magro é bom e gordo é mau, não é verdade? É que as estatíscas, está provado, e é pacífico, ninguém discute, ora não se está mesmo a ver...?

 

Não.


tiro de José Meireles Graça
tiro único | comentar | gosto pois!

2 comentários:
De João Espinho a 26 de Setembro de 2012 às 18:33
Graças ao Graça vou ter um jantar muito mais descansado. Amanhã logo se verá! :-)
Obrigado.


De José Meireles Graça a 26 de Setembro de 2012 às 23:44
É uma boa filosofia, e não só à mesa. Nos tempos que correm, nem sei mesmo se não será a única sensata. Abraço.


comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds