Gestão comunicacional suicida
Quem acompanhou ou viu as reportagens da comunicação ao País de Vítor Gaspar de ontem ficou consciente de que o mesmo anunciou mais austeridade e que o Executivo assumiu que o novo pacote é menos austero do que a alternativa da TSU.
Depois foram atirados números soltos para que os jornalistas pegassem e trabalhassem ao seu bel prazer e estes, como habitualmente, trabalham e criam os títulos mais vendáveis. Independentemente de não se gostar do pacote, o Diário de Notícias numa síntese fenomenal, mostra como é suicida a estratégia de comunicação deste governo.
Só não é perfeita porque faltou mesmo aproveitar a dica deixada por Vítor Gaspar: se o Povo vier à rua novamente pode ser que se consiga outra alternativa melhor, pois o Ministro assume que aconteceu com a versão anterior…
Pessoalmente, além de não pensar que este pacote seja melhor, dói-me ver um Executivo suicidar-se com as suas próprias palavras. Sobre a comunicação anterior de Passos, tentei mostrar aqui os aspetos omissos que a comunicação social não pegava para trabalhar outros no seu interesse, mas o atual Governo não aprende.