Mudança ?
Diz António José Seguro que Portugal precisa de mudança. Não refundação, mudança mesmo.
Estamos todos de acordo. Somos pragmáticos, não temos paciência para andar a discutir durante dias a retórica da palavra. Isso é para os tudólogos do costume, sempre apanhados em contrapé com a realidade.
Mas mudança, para ser mudança, nas actuais circunstâncias do país, tem que começar por ser mudar as políticas que possam levar novamente Portugal à bancarrota. Ou seja, mais nenhuma mudança tem sentido se esta mudança não for a verdadeira mudança ( desculpem a redundância ).
Então vejamos o que AJS tem de mudar, se realmente quiser mudar. E vou só citar aquilo que partidos socialistas e social-democratas já efectuaram na Europa.
Quer reduzir o Estado sobredimensionado que pôs em causa a sua função social ?
Quer alterar o financiamento da Segurança Social para um sistema misto que permita a sobrevivência de reformas dignas no futuro ?
Quer mudar a legislação laboral para permitir aumentar a competitividade económica do país para padrões europeus?
Quer mudar a legislação fiscal para permitir o aumento do investimento e a criação de emprego?
Quer mudar a Constituição para que fique impedido que qualquer Governo ultrapasse limites sensatos do deficit e da dívida pública?
Quer associar sistemas privados aos públicos na gestão da Educação e Saúde por forma a melhorar e reduzir custos das respectivas funções sociais?
E, muito importante para a próxima decisão eleitoral :
Quer diminuir os impostos aos portugueses? Ou quer aumentar os impostos aos portugueses para não cortar 4 mil milhões de euros do deficit público ?
Pois é, se quiser realmente mudar, tem 85% dos portugueses a concordar consigo.
Mas para isso acontecer quem tinha de mudar era o António José Seguro !