Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013
por Rui C Pinto

A oposição sempre criticou a estratégia europeia de austeridade financeira delineada por Merkel. 

 

Todos os países cujos juros da dívida dispararam nos últimos dois anos aplicaram pacotes de austeridade de acordo com essa estratégia europeia. 

 

Os juros da dívida baixaram em todos esses países (permitindo, no caso português, a antecipação do regresso aos mercados). 

 

A oposição rejeita que a recente emissão de dívida portuguesa seja lida como um sucesso do governo português lembrando que os juros dos restantes países europeus também baixaram. 

 

Ora, parece-me evidente que a oposição deu um monumental tiro no pé. É a própria oposição que salienta o facto de os juros da Irlanda, Itália, Grécia e Espanha terem baixando nos últimos meses. A oposição reconhece, portanto, que a estratégia de austeridade promoveu, em toda a Europa, a acalmia dos mercados permitindo o financiamento a juros mais baixos. Os resultados estão à vista: a estratégia europeia a que até Hollande (o paladino socialista do crescimento) se converteu está a dar frutos provando que a oposição estava errada. 


tiro de Rui C Pinto
tiro único | comentar | gosto pois!

4 comentários:
De zeca marreca a 25 de Janeiro de 2013 às 01:02
É isso. Quem é o Sr. Draghi?


De l.rodrigues a 25 de Janeiro de 2013 às 11:05
Isso agora não interessa nada.
Que o BCE se tenha assumido, contra o que era defendido pelos alemães, como "lender of last resort". E que apenas o tenha feito porque prometeu apenas o fazer por países que aceitem apostar na recessão, ainda menos.


De Caetano a 25 de Janeiro de 2013 às 01:36
Venha cá a casa que eu mostro-lhe os resultados que estão à vista.


De murphy a 25 de Janeiro de 2013 às 19:54
Para aqueles que viram como negativa esta ida aos mercados, só me ocorre uma questão: Por onde andava esta gente (aparentemente) tão adversa ao endividamento público, entre 2005 e 2010!?...

http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/01/dos-festejos-ao-ressabiamento-agridoce.html



comentar tiro

Regimento
outras cavalarias
tiros recentes
tiros mais comentados
cofre
tags
Arregimentados
Subscrever feeds