Fica em nome de quem a factura?
Foi há 8 anos, neste dia que os portugueses, perante o direito que lhes assiste optaram por uma mudança. A escolha recaiu sobre a tão falada "boa moeda".
Sim, cá estou eu novamente a assinalar este dia. 20 de Fevereiro de 2005. Um dia em que se trocou gato por lebre. Um dia em que a democracia funcionou. Jorge Sampaio, respirava de alivio. Acabara de mandar fora o tão "perigoso" Governo de Santana Lopes por... ups, até hoje o senhor doutor Sampaio ainda não explicou. Mas dava posse a essa grande vaga de modernidade que vinha salvar este País.
E que bela espécie nos deu Sampaio. E que bela libertinagem correu mundo. Hoje, assistimos a manifestações justas de pessoas que sofrem na pele dramas sociais terríveis. Isto é verdade. Mas, também sabemos que a culpa é dele! Ou deles! Meto no mesmo saco, Sampaio e Sócrates.
Um passeia-se por Paris e almoça pelo Brasil. O outro presta um enorme apoio internacional e qual senador de Portugal correr de entrevista em entrevista em tom grave a falar. Grandes senhores estes que nos deixaram a factura para pagar. E a quem podemos mandar, como o Francisco José Viegas, ir tomar àquele sitio? Ou eles chegam-se à frente e dão os seus números de contribuintes?