Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Forte Apache

Para o TC e mais além

Francisco Castelo Branco, 20.06.13
A candidatura de Fernando Seara à Câmara Municipal de Lisboa foi chumbada. No entanto, o autarca de Sintra vai recorrer para o TC e quem sabe ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Não entendo como é que não se procurou alterar a lei em tempo útil para que não houvesse diferentes interpretações para casos semelhantes. 

Sem Seara na corrida, o PS tem a porta da CML escancarada. O chumbo da candidatura de Seara à CML é a primeira derrota de Passos Coelho nas autárquicas e ainda nem sequer começou a campanha. Em tempo útil, o líder do PSD e as estruturas da capital deveriam ter escolhido um sucessor para Seara quando este problema se colocou, já que todos conhecem a lentidão da justiça em Portugal. O candidato do PSD/CDS a Lisboa tem pouco mais de três meses para convencer os eleitores que é o melhor para liderar a maior câmara do país mas também que António Costa, para além de ser um mau autarca, está a usar a CML para dar o salto para o Largo do Rato. Em quase 90 dias é muito difícil mudar o sentido de voto a favor de quem corre por fora. Toda e qualquer solução estará ensombrada pela decisão do TC mas também pela figura do actual autarca de Sintra. Fernando Seara deveria aceitar a derrota e não causar mais embaraço ao seu partido, já que quem vai ter que justificar a derrota é o PSD e não o próprio. 

Não haverá tempo para Seara fazer campanha mesmo que o TC lhe dê razão e é pouco provável que o substituto consiga dar a Passos Coelho uma vitória que ele tanto necessita. 

Provocar a águia

Francisco Castelo Branco, 10.05.13

Amanhã o país vai estar ligado à televisão a ver o clássico FCP-Benfica. O jogo do título desta vez decide-se no Dragão e não na Luz como nos últimos dois anos. Os protagonistas de um lado e de outro são quase os mesmos. O árbitro do jogo é Pedro Proença, tal como no jogo do famoso fora de jogo de Maicon. Pelo terceira vez Proença vai apitar um FCP-SLB decisivo para as contas do campeonato. Quem não se lembra do penalty marcado contra o Benfica após Lisandro se ter atirado para a piscina. Não vale a pena recordar o golo que deu a reviravolta no campeonato a favor dos azuis e brancos. Não se coloca em causa a competência de Proença, até porque o melhor árbitro português vem de uma final da champions e da final do Euro 2012, e para supervisionar o jogo mais importante do campeonato, é necessário o melhor árbitro. No entanto, há que ter em conta o passado deste juiz no histórico destes jogos, além da sua preferência clubística que o tem impedido de fazer juízos imparciais. A nomeação de Proença é uma afronta ao Benfica que entra em campo condicionado. Não em termos de jogo mas psicologicamente. O que se espera do jogo de amanhã é uma arbitragem isenta e limpa e que no fim ganhe o melhor, haja ou não campeão no fim do jogo. A verdade é que vai ser um desafio bem ríjinho e cheio de casos.

 

P.S - Este é o meu post de despedida. Agradeço ao Rodrigo e ao Pedro a oportunidade. Irei dedicar o meu tempo ao OLHAR DIREITO. 

Prisão para famosos

Francisco Castelo Branco, 24.04.13

Se há muitos programas televisivos para entreter a malta ao domingo à noite em que participam pessoas famosas, deveria haver um chamado "Prisão para famosos". Neste concurso entravam em jogo aqueles famosos que por uma razão ou outra nunca chegaram a estar por detrás das grades. Tenho a certeza que bateria recordes de audiências.

A caminho de Belém

Francisco Castelo Branco, 21.03.13

O anunciado regresso de Sócrates à vida política só tem um propósito: o Palácio de Belém. Na minha opinião, o ex-PM não se submetia a ser comentador senão tivesse uma ambição muito grande de ser Presidente da República. O timing e a forma são perfeitos, embore eu considere que os portugueses ainda não se esqueceram da porcaria que ele fez. Mas com o tempo......

Primeira limpeza

Francisco Castelo Branco, 19.03.13
A 7ª avaliação da troika trouxe uma importante novidade: a reforma da administração pública vai começar a ser feita. Finalmente!


Numa primeira fase o governo quer despedir administrativos, técnicos e auxiliares que abundam pela máquina do Estado e muitos deles estão sem fazer nada e a receber salários, subsídios e pensões sem justificação. É preciso fazer uma análise justa e antes de bater no governo perguntar quem é que meteu pessoas a mais na administração pública.


Na segunda fase serão os directores e presidentes que a ter guia de marcha. Normalmente um cargo destes exige responsabilidade e competência. Na maioria dos casos não há nem nenhuma destas duas qualidades necessárias para dirigir um serviço público. Viver e comer à custa do Estado não é uma qualidade, no entanto há muitos que desejam seguir este tipo de vida. 


Por fim, os institutos e associações públicas que não são necessárias têm de acabar, porque se os primeiros e segundos acima identificados têm "emprego" garantido para o resto da vida, é porque se permitiu durante anos a constituição de centros de emprego no sector do Estado. 


A razia que vai começar a ser feita é importante para colocar a casa na ordem. Que não se goste deste governo e lhe chamem de Neoliberal tudo bem, contudo não pode haver nenhum cidadão que concorde com o actual estado da nossa Administração Pública. 


Acabo com uma sugestão ao governo, para que estenda os horários dos serviços públicos em Portugal, a bem da produtividade do sector privado que tanto necessita de eficiência e organização da AP. 

O que a Direita tem de ensinar à Esquerda

Francisco Castelo Branco, 08.03.13

Aquando da morte de Jaime Neves, a esquerda radical não prestou a devida homenagem republicana ao ter votado contra o voto de pesar aprovado pela maioria mas também pelo PS. Hoje o Parlamento aprovou quatro votos de pesar pela morte de Hugo Chavez. Ao contrário do que sucedeu com um dirigente que lutou contra o comunismo, a esquerda radical não teve dificuldades em homenagear um comunista. A falta de ética e sentido republicano por parte do PCP e BE é gritante e demonstra bem que estes dois partidos não respeitam as regras democráticas. A Direita tem de ensinar a Esquerda a fazer política e mostrar sentido de Estado e estatura. Enquanto que a Direita alinha pela cordialidade, respeito independentemente da cor política, a Esquerda continua ligada a um passado que ainda deixa marcas. Marcas que são reflectidas nas atitudes tomadas e nem num simples gesto de pesar conseguem separar as ideologias. É por estas atitudes que tanto PCP como BE nunca irão ter votações relevantes e muito menos serão soluções governativas. Enquanto o primeiro se arrasta há 30 anos com o mesmo discurso, o segundo está perdido numa liderança bicéfala que nem os fundadores aceitam. Porquanto se fala muito em liberalismo, capitalismo selvagem e outros itens, são estas pequenas tomadas de posição que describilizam uns mas credibilizam outros. 

Orgulhosamente (e sempre) comunistas!

Francisco Castelo Branco, 01.02.13

Fico estupefacto com esta atitude por parte dos partidos da esquerda radical. Eu não entendo como é que 40 anos depois do 25 de Abril ainda não se enterrou o passado. Se PCP, BE, PEV são partidos democráticos deviam agir com respeito perante aqueles que ajudaram a construir o regime em que vivemos. Custa-me aceitar que politicos com responsabilidades parlamentar e que têm de se sujeitar ao escrutínio populalar tenham este tipo de comportamento. Ao menos sejam coerentes e abandonem de vez o jogo parlamentar, cingindo a sua acção política às manifestações e greves. 

ei-lo de volta!

Francisco Castelo Branco, 29.01.13
Garrett Mcnamara voltou à Praia da Nazaré onde voltou a surfar mais uma onda gigante. O norte-americano é já uma presença assídua no nosso país e pelo que tem feito em favor do turismo, acho que deveria ser condecorado pelo Presidente da República. 

Cama feita

Francisco Castelo Branco, 24.01.13

António Costa garante que vai ao congresso. A reunião magna não está marcada mas o actual Presidente da Câmara de Lisboa já disse que vai estar presente. Na qualidade de Presidente da maior Câmara do pais ou como futuro candidato a secretário-geral do PS? E o que pensa o actual secretário-geral do PS de uma eventual recandidatura de António Costa a Lisboa? Dará o seu apoio?

Seguro já não tem margem para fugir à realidade. Se conseguir vencer os adversários internos pode ser que ainda tenha uma esperança de vir a ser Primeiro-Ministro, no entanto eu duvido porque a cama há muito que está feita. 

Portugal no mercado

Francisco Castelo Branco, 22.01.13

Neste mês de Janeiro muitos clubes aproveitam para equilibrar as suas equipas com novos jogadores. Ao contrário do que acontece no defeso normal, é neste período que se efecutam as transferências mais caras e surpreendentes.

Será também neste mês de Janeiro que Portugal vai regressar aos mercados. Não o futebolístico, mas o financeiro. Parece que Portugal está de volta e com mais força........

E antes do previsto!